SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jornal “The New York Times” endossou a candidatura de Hillary Clinton à Presidência dos EUA, dizendo que ela é mais qualificada do que seu rival Donald Trump para lidar com os desafios enfrentados pelo país.
O jornal descreveu Clinton como “uma das políticas mais obstinadas de sua geração” e destacou que ela mostrou comando da política e da diplomacia enquanto construiu uma reputação de coragem e cooperação.
“Um comprometimento de toda a vida a resolver problemas no mundo real qualifica Hillary Clinton para este emprego, e o país deveria colocá-la para trabalhar”, disse o “Times” sobre a ex-secretária de Estado e senadora por Nova York.
Hillary irá encarar Trump pessoalmente na noite de segunda (26), no primeiro de três debates presidenciais, com pesquisas de opinião mostrando sua liderança sobre o rival, embora haja contínuas dúvidas sobre a confiabilidade dela.
O jornal disse que os erros de Hillary geraram percepções distorcidas de seu caráter, mas elogiou seu trabalho de restaurar a credibilidade na política externa enquanto secretária de Estado e a favor de melhores condições para crianças, mulheres e famílias ao longo de sua carreira.
“A senhora Clinton mostrou ser uma realista que acredita que os EUA não podem simplesmente se esconder atrás de oceanos e muros, mas deve se engajar com confiança no mundo para proteger seus interesses e ser fiel aos seus valores”, escreveu o jornal.
O “Times” disse ainda que a decisão de Hillary usar um serviço de e-mail privado enquanto trabalhava como secretária de Estado mereceu o escrutínio que houve durante a campanha, mas considerou que o assunto, comparado aos reais desafios do pais, parece “uma questão para o suporte técnico”.