O Coritiba não foi páreo para o líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras. Jogando na Allianz Arena, o time paranaense fez um primeito tempo forte, com muita marcação, mas acabou sucumbindo à pressão do adversário na segunda etapa e acabou deixando o campo derrotado por 2 a 1. Leandro pereira, aproveitando falha de Wilson, e Yerri Mina marcaram os gols dos paulistas. Iago Dias descontou para os paranaenses.

Com o resultado, o Palmeiras se mantém na liderança do campeonato, agora com 54 pontos, quatro a mais que o Flamengo, que neste domingo recebe o Cruzeiro. Já o Coritiba estaciona nos 33 pontos, aparecendo na 13ª colocação. Contudo, pode perder até duas posições na rodada, dependendo dos resultados do Sport e da Raposa.

DESFALQUES

Para o jogo da tarde deste sábado, os dois times tiveram de lidar com uma série de desfalques. Paulo César Carpegiani, por exemplo, não contava com o zagueiro Luccas Claro, o volante Amaral, os meia-atacantes Raphael Veiga e Neto Berola e os atacantes Kleber e Leandro. Já no Palmeiras, Cuca nâo pôde contar com o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Edu Dracena, o lateral-direito João Pedro, o volante Gabriel e o meia Cleiton Xavier.

ESCALAÇÃO

Jogando fora de casa contra o líder do Brasileirão, Carpegiani apostou numa escalação mais defensiva. Na lateral-direita, Dodô foi sacado para a entrada do zagueiro Wallison Maia no setor. Na lateral-esquerda o titular foi Juan, com César González aparecendo no meio. Quem também perdeu posição foi o volante Alan Santos, preterido por Edinho, mais marcador que o companheiro.

PRIMEIRO TEMPO

Com uma escalação mais defensiva, o Coxa priorizou a marcação, apostando nas ligações diretas, mas de forma ineficiente. Não à toa, não conseguiu uma finalização sequer na primeira etapa e teve pouquíssima posse de bola (33,2%). Em passes certos, a diferença também foi significativa: 61 dos paranaenses contra 218 dos paulistas.

Mas se tinha a bola a maior parte do tempo, o Palmeiras também pouco conseguia criar, parando na barreira defensiva do Coritiba. Foram sete finalizações dos donos da casa em todo o primeiro tempo, sendo seis erradas. Na melhor oportunidade, já nos acréscimos, Gabriel Jesus ficou cara a cara com Wilson, que fechou bem o ângulo e evitou o gol palmeirense com a perna.

SEGUNDO TEMPO

Na volta para a etapa final, Cuca logo promoveu a primeira mudança em sua equipe, sacando Erik e colocando Leandro Pereira, mais forte na bola aérea. E logo aos dois minutos, a primeira oportunidade de gol, com Gabriel Jesus parando no travessão. Três minutos depois, o gol palmeirense, com Leandro Pereira aproveitando uma falha feia de Wilson para marcar, de cabeça, seu primeiro gol no Brasileirão.

Atrás do placar, Carpegiani apostou nas entradas de Felipe Amorim e Evandro nos lugares de Yan e González. Com o time mais aberto, o Coritiba virou presa fácil para o Palmeiras, que aos 11 minutos chegou ao segundo gol com o colombiano Mina, em jogada ensaiada. Antes do apito final, o Coxa ainda conseguiu descontar com Iago Dias, aos 30 minutos, mas não teve forças para buscar o empate.

NÚMEROS

Ao final da partida, as estatísticas indicavam a superioridade palmeirense no duelo. Os donos da casa somaram 60% da posse de bola e tiveram 19 finalizações a gol (nove no alvo). O Coritiba, contudo, somou somente 40% da posse e teve duas finalizações (uma no alvo, a do gol de Iago). O Palmeiras também acertou bem mais passes (371 contra 181), cruzamentos (23 tentativas, três certas, contra apenas oito, uma certa do Coxa) e desarmes (24 contra 14).

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 2 x 1 Coritiba

Palmeiras: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés e Dudu (Rafael Marques); Erik (Leandro Pereira), Róger Guedes (Thiago Santos) e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca
Coritiba: Wilson; Walisson Maia, Nery Bareiro, Juninho e Juan; Edinho (Alan Santos), João Paulo, Yan (Felipe Amorim), González (Evandro) e Kazim; Iago. Técnico: Carpegiani
Gols: Leandro Pereira (5-2º), Mina (11-2º) e Iago Dias (30-2º)
Cartões amarelos: Iago, Nery Bareiro, Edinho (C); Dudu (P)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Público: 30.962 total
Renda: R$ 2.202.282,76
Local: Arena Palmeiras, em São Paulo, sábado às 16 horas

 

Principais lances

Primeiro tempo

19 – Juan sai jogando errado, Dudu aproveita e toca nas costas da defesa para a entrada de Gabriel Jesus, livre na área. Por sorte, a arbitragem a assinalava impedimento.

42 – Cobrança de falta da intermediária com Dudu. A bola vai direto para o gol e Wilson, adiantado, é obrigado a dar um passo para trás e espalmar por cima do gol. Escanteio.

46 – Gabriel Jesus tabela com Moisés e sai livre na área, de frente para o gol. Wilson fecha o ângulo e defende com a perna.

Segundo tempo

2 – Cobrança de lateral de Moisés para a área, Mina desvia de cabeça e a bola sobra para Gabriel Jesus, livre no bico da pequena área, cabecear no travessão.

5 – Gol do Palmeiras! Cobrança de falta da intermediária Wallison Maia desvia de cabeça para trás e Leandro Pereira vence a disputa pelo alto com Wilson para completar de cabeça para o fundo das redes.

8 – Zaga do Coxa tenta dar o chutão, a bola bate em Dudu e Wilson sai estranho do gol para afastar o perigo. No rebote, Leandro Pereira bate por cobertura e manda por cima do gol.

11 – Gol do Palmeiras! Jogada ensaiada do Palmeiras: Dudu rola para Egídio, que toca para Moisés. O meio-campista lança de primeira Róger Guedes, que aparece livre na área e toca para a chegada de Mina, que só completa para o fundo do gol.

17 – Dudu rouba a bola no ataque e toca para Leandro Pereira, que fica de frente para o gol. A zaga chega travando, a bola rebate no atacante e sai ao lado do gol.

22 – Evandro domina a bola na área e prepara a finalização, mas antes dele chega o zagueiro Vítor Hugo, que quase manda contra a própria meta. Que susto!

24 – Tchê Tchê faz o lançamento longo e a bola encontra Gabriel Jesus na área. O atacante cabeceia firme e obriga Wilson a saltar e praticar uma bela defesa.

30 – Gol do Coritiba! Felipe Amorim lança Evandro, que chega na cara de Wilson. Vítor Hugo, porém, chega na hora H e corta. No rebote, Iago bate firme da entrada da área e, com Jaílson fora do gol, reduz a diferença no placar.

35 – Dudu passa por dois marcadores e toca para Gabriel Jesus, livre dentro da área. O atacante ainda espera a chegada do marcador, faz o corte e bate. A bola passa ao lado, com perigo.