A Mesa da Câmara de Curitiba decidiu, na sexta-feira (23), submeter ao plenário a abertura de uma Comissão Processante para analisar a denúncia de agressão do vereador Professor Galdino (PSDB) contra a vereadora Carla Pimentel (PSC). Se a maioria simples dos vereadores concordar com o procedimento, na segunda-feira (26), o acusado responderá a processo de cassação do mandato parlamentar. A votação ocorrerá logo após o pequeno expediente, antes da audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde.

Depois de manifestação prévia da Corregedoria, a Mesa Diretora entendeu que pode ter havido uma infração ao artigo 8º do Código de Ética, que descreve quinze situações puníveis com a perda do mandato. A denúncia cita o inciso XIV, onde diz ser vedado ao parlamentar a prática de assédio moral contra qualquer servidor da Câmara ou contra qualquer pessoa sobre a qual o vereador exerça ascendência hierárquica.

Considerando a denúncia, as ocorrências policiais, a manifestação da Corregedoria e a gravidade de todo o caso, entendemos que quem deve decidir se há motivo para cassação do mandato de um vereador é o plenário, disse Ailton Araújo (PSC), presidente do Legislativo. Também compõem a Mesa Diretora o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto-secretário, o primeiro vice-presidente e o segundo vice-presidente.