Um vídeo no Youtube mostra o acidente que provocou a morte do piloto Luiz Carlos Basson Del’Aglio. Ele participava de um show de acrobacia durante a 19ª Feira Internacional de Aviação (EAB 2016) em Maringá, sábado (24). O acidente aconteceu próximo ao aeroporto Regional Silvio Name Junior, por volta das 17 horas. O piloto moreu na hora.

O avião caiu de bico e entrou parcialmente no solo. Segundo a organização, foi o primeiro acidente ocorrido na feira, promovida há 19 anos, há três em Maringá. Com o acidente, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça prevista para este domingo deverá ser cancelada.

A aeronave, um monomotor Extra 300, era piltoada por Luiz Carlos Basson Del’Aglio, que tinha mais de 19 mil horas como piloto. Além disso, tinha mais de 1.600 horas de voo de alta performance na acrobacia aérea, sendo o atual Presidente do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas.

Segundo texto na página da EAB, Dell”Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, onde chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho. No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, onde vinha disputando os torneios de acrobacia de nível nacional.