O Atlético Paranaense venceu por 3 a 0 a Ponte Preta, nesse domingo (dia 25) pela manhã, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense subiu para a 5ª colocação, com 42 pontos, três pontos atrás do 4º lugar, o Santos.

Esse foi o maior placar do Atlético na Arena da Baixada no Brasileirão 2016. Antes, as maiores vitórias haviam sido por 2 a 0 (sobre Corinthians e Grêmio). Em outras competições, a maior vitória no estádio em 2016 foi o 5 a 0 sobre o Dom Bosco, pela Copa do Brasil.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

O Atlético segue como o melhor mandante do Brasileirão 2016, com 35 pontos em 14 jogos (11 vitórias, dois empates e uma derrota).

O zagueiro Thiago Heleno marcou dois gols na partida desse domingo e chegou à quatro na temporada 2016 (três deles no Brasileirão). O lateral-direito Léo também fez um gol contra a Ponte. Foi o primeiro dele no ano.

FASES
O Atlético chegou à terceira vitória seguida (duas pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil). A Ponte Preta vinha de quatro jogos sem perder (três empates e uma vitória).

FATOR CAMPO
A Ponte completou nove jogos seguidos sem vencer fora de casa. A última vitória como visitante foi sobre o Santa Cruz, em 30 de junho.

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 46 jogos no comando do Atlético, agora com 22 vitórias, 8 empates e 16 derrotas.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha André Lima, Hernani, Nikão, Deivid, Sidcley, Cabral, Cleberson e Lucas Macanhan, todos lesionados. A novidade era a estreia do meia argentino Lucho González, 35 anos. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre. A linha de três tinha Lucho centralizado, Lucas Fernandes na direita e Pablo na esquerda. A Ponte não tinha Rhayner, Nino Paraíba e Kadu. O time de Campinas usou o 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético começou com domínio absoluto do jogo. Com boa organização e qualidade nos passes, pressionava e empurrava a Ponte para dentro da área. No entanto, não conseguia criar chances, principalmente pela falta de qualidade individual. O time de Campinas tinha dificuldades para contra-atacar e, na marcação, apelava bastante para a força física. Acabou cometendo 11 faltas em 45 minutos. Uma delas foi o pênalti aos 43 minutos. Fábio Ferreira derrubou Lucas Fernandes na área. Thiago Heleno cobrou a penalidade com uma bomba no centro e fez 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou melhor para o segundo tempo, dominando o jogo e criando chances. Aos 10, Lucas Fernandes chutou a bola na trave. Aos 13, William Pottker agrediu Luan e foi expulso. A Ponte ficou com um jogador a menos. O time da casa seguiu atacando e fez o 2º gol aos 22, com Léo. O 3º veio aos 32. Lucas Fernandes lançou e Thiago Heleno cabeceou no canto.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 68% de posse de bola, 12 finalizações (5 certas), 87% de precisão nos passes e lançamentos e 10 escanteios. A Ponte somou 4 finalizações (2 certas), 67% nos passes e lançamentos e 3 escanteios. Os dados são do WhoScored.

ATLÉTICO 3 x 0 PONTE PRETA
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio, Rossetto, Lucas Fernandes (Giovanny), Lucho González (João Pedro) e Pablo; Luan (Marcão). Técnico: Paulo Autuori
Ponte Preta: Aranha; Jeferson, Antonio Carlos, Fábio Ferreira (Douglas Grolli) e Reinaldo; João Vitor, Maycon, Felipe Azevedo (William Pottker), Thiago Galhardo e Clayson (Wellington Paulista); Roger. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Thiago Heleno (46-1º), Léo (22-2º), Thiago Heleno (32-2º)
Cartão vermelho: William Pottker (13-2º)
Cartões amarelos: Antonio Carlos, João Vitor, Roger, Clayson, Reinaldo (PP). Léo, Thiago Heleno (A).
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Público: 11.527 pagantes (13.474 total)
Renda: R$ 175.410,00
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
13 – Paulo André erra passe na defesa. A Ponte ataca em quatro contra dois. Na área, Maycon chuta e Thiago Heleno salva.
16 – Léo chuta do bico da área, de trivela. A bola vai sobre o gol.
35 – Rossetto chuta de fora da área. A bola desvia na zaga e engana o goleiro, mas vai para fora, ao lado do gol.
40 – Maycon cruza da direita. Roger ganha de Paulo André e cabeceia perto, ao lado do gol.
41 – Aranha escorrega. A bola sobra para Luan, que chuta. O goleiro defende.
43 – Lucas Fernandes invade a área e cai ao dividir com Fábio Ferreira. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
46 – Gol do Atlético. Thiago Heleno bate o pênalti com uma bomba no centro do gol. Aranha cai para o lado.

Segundo tempo
4 – Lucas Fernandes chuta de fora da área. O goleiro rebate para escanteio.
10 – Luan enfia. Lucas Fernandes recebe na área, finta o zagueiro e chuta na trave.
13 – William Pottker agride Luan e é expulso.
14 – Luan lança. Pablo domina na área, gira e chuta fraco. Aranha segura.
20 – Luan chuta de fora da área. Aranha espalma no canto.
22 – Gol do Atlético. Lucas Fernandes ajeita de cabeça para Léo, que dribla o zagueiro na área e chuta no canto.
30 – Nicolas bate escanteio. Pablo cabeceia perto, sobre o gol.
32 – Gol do Atlético. Lucas Fernandes lança para a área. Thiago Heleno sobe e cabeceia no canto.
39 – Roger invade a área e chuta cruzado. Wellington Paulista se atira na bola, mas não alcança.