SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Festival do Rio, que reúne anualmente produções nacionais e internacionais, anunciou a lista de filmes selecionados para esta edição do evento, que ocorre de 6 a 16 de outubro. Serão exibidos 250 títulos de mais de 60 países, divididos em 15 mostras. Entre as já tradicionais no evento está a Première Brasil, em que o público escolhe os melhores filmes nas categorias ficção, documentário e curta. Mas esta edição do festival traz novidades. Entre elas, a mostra Universal Monsters, que vai exibir sete clássicos restaurados que foram produzidos pelo estúdio norte-americano entre 1930 e 1954, como “Drácula” (1931) e “A Noiva de Frankenstein” (1935). A mostra Artistas Viajantes fará uma homenagem a Tunga, com exibição de dois filmes sobre o artista plástico dirigidos por Murilo Salles. Trabalhos de Ken Jacobs e Eryk Rocha também estão na lista. A mostra Cinema Novo / Intersecções / Cinema Marginal vai apresentar um olhar sobre os dois movimentos do cinema brasileiro, com filmes de Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, David Neves, Walter Lima Jr. e outros diretores. Confira os filmes participantes do evento: PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL “Eu, Daniel Blake” (Ken Loach, Reino Unido/França) “Voyage of Time: Life’s Journey” (Terrence Malick, Estados Unidos/França/Alemanha) “Toni Erdmann” (Maren Ade, Alemanha/Áustria) “Paterson” (Jim Jarmusch, Estados Unidos) “Personal Shopper” (Olivier Assayas, França) “Você e os Seus” (Hong Sang-soo, Coreia do Sul) “Loving” (Jeff Nichols, Reino Unido/Estados Unidos) “Sieranevada” (Cristi Puiu, Romênia/França/Bósnia-Herzegovina/Croácia/Macedônia) “Paraíso” (Andrei Konchalovsky, Rússia/Alemanha) “Os Belos Dias de Aranjuez” 3D (Wim Wenders, França/Alemanha) “É Apenas o Fim do Mundo” (Xavier Dolan, Canadá/França) “A Luz entre Oceanos” (Derek Cianfrance, Estados Unidos/Nova Zelândia) “Mistério na Costa Chanel” (Bruno Dumont, França/Alemanha) “O Contador” (Gavin O’Connor, Estados Unidos) “Nocturama” (Bertrand Bonello, França) “Sarah Winchester, Ópera Fantasma” (Bertrand Bonello, França) “O Ornitólogo” (João Pedro Rodrigues, Portugal/França/Brasil) “A mulher que Se Foi (Lav Diaz, Filipinas) “A Vida de Uma Mulher” (Stéphane Brizé, França/Bélgica) “Na Vertical” (Alain Guiraudie, França) “Planetarium” (Rebecca Zlotowski, França/Bélgica) “Jovens, Loucos e Mais Rebeldes!!” (Richard Linklater, Estados Unidos) “Austerlitz” (Sergei Loznitsa, Alemanha) “Dinheiro amargo” (Wang Bing, Hong Kong/França) “Ta’ang” (Wang Bing, Hong Kong/França) “Christine” (Antonio Campos, Estados Unidos) “Certas mulheres” (Kelly Reichardt, Estados Unidos) “França” (Raymond Depardon, França) “Manchester à beira-mar” (Kenneth Lonergan, Estados Unidos) “Indignação” (James Schamus, Estados Unidos) “Absolutely fabulous: O filme” (Mandie Fletcher, Reino Unido/Estados Unidos) “Ma Ma” (Julio Medem, Espanha/França) “Melhores amigos” (Ira Sachs, Estados Unidos/Grécia) “Wiener-Dog” (Todd Solondz, Estados Unidos) “Eis os delírios do mundo conectado” (Werner Herzog, Estados Unidos) “Boris sem Béatrice” (Denis Côté, Canadá) “Quand on a 17 ans” (André Téchiné, França) “O filho de Joseph” Eugène Green, França/Bélgica) “Lost in Paris” (Dominique Abel, Fiona Gordon, França/Bélgica)Michelle e Obama (Southside With You, dir. Richard Tanne, Estados Unidos) “Uma paixão tranquila” (Terence Davies, Reino Unido/Bélgica) “A canção do pôr do sol” ( Terence Davies, Reino Unido/Luxemburgo) “Entre cercas (Bein gderot, dir. Avi Mograbi, Israel/França) “Harmonium” (Kôji Fukada, Japão) “Hissein Habré, uma tragédia no Chade” (Mahamat-Saleh Haroun, França) “A economia do amor” (Joachim Lafosse, França/Bélgica) “O efeito aquático” (Sólveig Anspach, França/Islândia) “Cosmos” (Andrzej Zulawski, França/Portugal) “Jota: para além do flamenco” (Carlos Saura, Espanha) “Kubo e a espada mágica” (Travis Knight, Estados Unidos) “Jonas Mekas: I had nowhere to go” (Douglas Gordon, Alemanha) “Afterimage” (Andrzej Wajda, Polônia) “Comboio de sal e açúcar” (Licinio Azevedo, Brasil/Portugal/França) “Tommaso” (Kim Rossi Stuart, Itália) “Amnésia” (Barbet Schroeder, Suíça/França) “Much Loved” (Nabil Ayouch, França/Marrocos) “O medo” (Damien Odoul, França/Canadá) “O mundo fora do lugar” (Margarethe Von Trotta, Alemanha) “Noite sem fim” (Isabel Coixet, Espanha/França/Bulgária) “A nona vida de Louis Drax” (Alexandre Aja, Canadá/Reino Unido/Estados Unidos) “O Túnel” (Kim Seong-hun, Coreia do Sul) “Riachos, campos e rostos adoráveis” (Yousry Nasrallah, Egito) “As Confissões” (Roberto Andò, Itália/França) EXPECTATIVA “Souvenir” (Bavo Defurne, Bélgica/Luxemburgo/França) “Capitão Fantástico” (Matt Ross, Estados Unidos) “Album de família” Mehmet Can Mertoğlu, Turquia) “Os bons tempos chegarão em breve” (Alessandro Comodin, Itália/França) “Baden Baden” (Rachel Lang, Bélgica/França) “Mister Universo” (Tizza Covi, Rainer Frimmel, Áustria/Itália) “Posto-avançado do progresso” (Hugo Vieira da Silva, Portugal) “Destruction babies” (Mariko Tetsuya, Japão) “E Donald chorou” (Kristopher Avedisian, Estados Unidos) “O intermediário” (Adrian Sitaru, Romênia/França) “Tramps” (Adam Leon, Estados Unidos) “Orelhas” (Alessandro Aronadio, Itália) “As vidas de Thérèse” (Sébastien Lifshitz, França) “Dois amantes e um urso” (Kim Nguyen, Canadá) “Spa night” (Andrew Ahn, Estados Unidos) “A dama de Baco” (E J-yong, Coreia do Sul) “Essa sensação” (Julián Génisson, Juan Cavestany, Pablo Hernando, Espanha) “Ator Martinez” (Nathan Silver, Mike Ott, Estados Unidos) “Tomcat” (Kater Händl Klaus, Áustria) “O monstro no armário” (Stephen Dunn, Canadá) “Vida, animada” (Roger Ross Williams, Estados Unidos/França) “Antes das ruas” (Chloé Leriche, Canadá) “Uma criada para cada uma” (Maher Abi Samra, Líbano/França/Noruega/Emirados Árabes Unidos) “Um grande plano” (Mir-Jean Bou Chaaya, Líbano/Qatar) “Barakah com Barakah” (Mahmoud Sabbagh, Arábia Saudita) “Assim que abro meus olhos” (Leyla Bouzid, França/Tunísia/Bélgica) “No escuro do cinema descalço os sapatos” (Cláudia Varejão, Portugal) “Nos últimos dias da cidade” (Tamer El Said, Egito/Alemanha/ReinoUnido/Emirados Árabes Unidos) “Damocles” (Manuel Schapira, França) “O Grande Dia” (Pascal Plisson, França) PREMIÈRE LATINA “A região selvagem” (Amat Escalante, México) “O Cristo cego” (Christopher Murray, Chile/França) “Kékszakállú” (Gastón Solnicki, Argentina) “A ideia de um lago” (Milagros Mumenthaler, Suíça/Argentina/Qatar) “Minha amiga do parque” (Ana Katz, Argentina/Uruguai) “Aqui não aconteceu nada” (Alejandro Fernández Almendras, Chile) “Rara” (Pepa San Martín, Chile/Argentina) “Tempestade” (Tatiana Huezo, México) “Histórias dos dois que sonharam” (Andrea Bussmann, Nicolás Pereda, México/Canadá) “A longa noite de Francisco Sanctis” (Andrea Testa, Francisco Márquez, Argentina) “Primeiro janeiro” (Darío Mascambroni, Argentina) “Solar” (Manuel Abramovich, Argentina) “Hermia & Helena” (Matías Piñeiro, Estados Unidos/Argentina) “Viejo Calavera” (Kiro Russo, Bolívia/Qatar) “O auge do humano” (Eduardo Williams, Argentina/Brasil/Portugal) “Dolores” (uan Dickinson, Argentina) “Todo o resto” (Natalia Almada, México/Estados Unidos) “Koblic” (Sebastian Borensztein, Argentina/Espanha) MIDNIGHT MOVIES “Raw” (ulia Ducournau, França) “Dog Eat Dog” (Paul Schrader, Estados Unidos) “Psycho Raman” (Anurag Kashyap, Índia) “O fim” (Guillaume Nicloux, França) “Três” (Johnnie To, Hong Kong/China) “Sob as sombras” (Babak Anvari, Irã/Jordânia/Qatar/Reino Unido) “Headshot” (Timo Tjahjanto, Kimo Stamboel, Indonésia) “Os garotos nas árvores” (Nicholas Verso, Austrália) “O estrangulador seboso” (Jim Hosking, Estados Unidos) “Confidencial: mente assassina” (Keishi Ohtomo, Japão) “Fome de viver” (ony Scott, Reino Unido) – Midnight Bowie “Purple Rain” (Albert Magnoli, Estados Unidos) – Midnight Prince “Sign ‘o’ the Times” (Prince, Albert Magnoli, Estados Unidos/Canadá) – Midnight Prince MIDNIGHT DOCS “One More Time with Feeling 3D” Andrew Dominik, Reino Unido) “Gimme Danger” (Jim Jarmusch, Estados Unidos) “The Rolling Stones Olé Olé Olé!: A Trip Across Latin America” (Paul Dugdale, Reino Unido) “Havana Moon: The Rolling Stones Live in Cuba” (Paul Dugdale, Reino Unido) “Eat that question – Frank Zappa por ele mesmo” (Thorsten Schütte, França/Alemanha) “Os amantes e o déspota” (Robert Cannan, Ross Adam, Reino Unido) “Helmut Berger, Ator” (Andreas Horvath, Áustria) “O medo em si” Charlie Lyne, Reino Unido) “Kiki” (Sara Jordenö, Suécia/Estados Unidos) “Strike a Pose” (Ester Gould, Reijer Zwaan, Holanda/Bélgica) “Na cama com Madonna” (Alek Keshishian, Estados Unidos) MIDNIGHT SPECIAL – UNIVERSAL MONSTERS “Drácula” Tod Browning, Estados Unidos, 1931) “Frankenstein” (James Whale, Estados Unidos, 1931) “A múmia” (Karl Freund, Estados Unidos, 1932) “O homem invisível” (James Whale, Estados Unidos, 1932) “A noiva de Frankenstein” (James Whale, Estados Unidos, 1935) “O lobisomem” (George Waggner, Estados Unidos, 1941) “O monstro da Lagoa Negra” (Jack Arnold, Estados Unidos, 1954) FILM DOC “De Palma” (Noah Baumbach, Jake Paltrow, Estados Unidos) “Voyage à travers le cinèma français” (Bertrand Tavernier, França) “Richard Linklater – sonho é destino” (Louis Black, Karen Bernstein, Estados Unidos) “E a mulher criou Hollywood” (Clara Kuperberg, Julia Kuperberg, França) “Bernadette Lafont e Deus criaram a mulher livre” (Esther Hoffenberg, França) FRONTEIRAS “Sonita, uma rapper afegã” (Rokhsareh Ghaem Maghami, Alemanha/Irã/Suíça) “Hooligan Sparrow” (Nanfu Wang, China/Estados Unidos) “A banda prometida” (Jen Heck, Estados Unidos, Israel, Palestina, Nepal) “Snow Monkey” (George Gittoes, Austrália/Noruega/Afeganistão) “Truculência” (George Amponsah, Reino Unido) “A revolução não será televisionada” (Rama Thiaw, Senegal/França) “Kabadio – O tempo não tem pressa, anda descalço” (Daniel Leite, Brasil) “Central” (Tatiana Sager, Renato Dornelles, Brasil) “Yallah! Underground” Farid Eslam, República Tcheca/Alemanha/Reino Unido/Egito/Canadá) “Muros” (Pablo Iraburu, Migueltxo Molina, Espanha) “Olympic Favela” (Marc Ohrem-Leclef, Estados Unidos/Brasil) “Na sombra do morro” Dan Jackson, Austrália/Brasil) “Funk da favela na cabeça” Elise Roodenburg, Fleur Beemster, Holanda) ITINERÁRIOS ÚNICOS “Mapplethorpe: Look at the Pictures” (Fenton Bailey, Randy Barbato, Estados Unidos/Alemanha) “Robert Doisneau: Through the Lens” (Clémentine Deroudille, França) “JT Leroy – A história de um autor” (Jeff Feuerzeig, Estados Unidos) “Maya Angelou, e ainda resisto” (Bob Hercules, Rita Coburn Whack, Estados Unidos) “Dancer” (Steven Cantor, Reino Unido/Estados Unidos/Rússia/Ucrânia) “O pós-minimalismo de Eva Hesse” (Marcie Begleiter, Estados Unidos/Alemanha) “Tio Bernard – Uma antilição de economia” (Richard Brouillette, Canadá/Espanha) “As vidas chinesas de Uli Sigg” (Michael Schindhelm, Suíça) MEIO AMBIENTE “Como abrir mão do mundo (e amar todas as coisas que o clima não pode mudar)” (Josh Fox, Estados Unidos) “Todas as manhãs do mundo” (Lawrence Wahba, Brasil) “Massimo Bottura: teatro da vida” (Peter Svatek, Canadá) “Insetos – Uma aventura gastronômica” (Andreas Johnsen, Dinamarca) “A terra dos fantasmas visto pelos Bushmen” (Simon Stadler, Alemanha) “10 bilhões – O que tem para comer?” (Valentin Thurn, Alemanha) CINEMA NOVO / INTERSEÇÕES / CINEMA MARGINAL “A grande cidade” (Cacá Diegues, Brasil) “Fome de amor” (Nelson Pereira dos Santos, Brasil) “Ternos caçadores” (Ruy Guerra, França/Brasil/Panamá) “Lúcia McCartney, uma garota de programa” (David Neves, Brasil) “Na boca da noite” (Walter Lima Júnior, Brasil) “Os mendigos” (Flávio Migliaccio, Brasil) “As libertinas” (Carlos Reichenbach, Brasil) “Hitler terceiro mundo” (José Agrippino de Paula, Brasil) “Caveira my friend” (Álvaro Guimarães, Brasil) “Prata Palomares” (André Farias, Brasil) “Os monstros de babaloo” (Elyseu Visconti, Brasil) ARTISTAS VIAJANTES “Inaugurando o século dezenove: 1896” (Ken Jacobs, Estados Unidos) “Afeganistão” (Ria Hackin, França) “Carregadores” (Joelle de la Casinière, Peru) “Floresta de êxtase” (Robert Gardner, Estados Unidos) “Xapiri” (Gisela Motta, Leandro Lima, Brasil) “Interfaces II – As viagens da alma” (Oskar Metsavaht, Brasil) “És Tu, Brasil – Tunga” (Murilo Salles, Brasil) “Tunga – Registros” (Murilo Salles, Brasil) “Quimera” (Eryk Rocha, Brasil) TESOURO DA CINEMATECA “É um Caso de Polícia” (Carla Civelli, Brasil, 1959) HOMENAGEM A JOSÉ CARLOS AVELLAR e PAULO EMÍLIO SALES GOMES “Ganga Bruta” (Humberto Mauro, Brasil, 1933) GERAÇÃO “Sopradora de folhas” (Alejandro Iglesias Mendizabal, México) “Oxum” (Denis Leroy, Brasil) “Bruxarias” (Virginia Curiá, Espanha/Brasil) “Jonas e o circo sem lona” (Paula Gomes, Brasil) “Baleia a óleo” (Lísia Palombini, Brasil) “Ilha das crianças” (Zeca Ferreira, Brasil) PREMIÈRE BRASIL – mostras competitivas: LONGAS Ficção “Comeback”, de Erico Rassi “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé “Fala Comigo”, de Felipe Sholl “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira “O Filho Eterno”, de Paulo Machline “Redemoinho”, de José Luiz Villamarim “Sob Pressão”, de Andrucha Waddington “Vermelho Russo”, de Charly Braun Documentário “Curumim”, de Marcos Prado “Divinas Divas”, de Leandra Leal “Luta do Século”, de Sergio Machado “O Jabuti e a Anta”, de Eliza Capai “Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos”, de Sergio Oliveira “Waiting for B”, de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel Novos Rumos “A Serpente”, de Jura Capela “Deixa Na Régua”, de Emílio Domingos “Então Morri”, de Bia Lessa e Dany Roland “Para Ter Onde Ir”, de Jorane Castro “Talvez Deserto Talvez Universo”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes “Xale”, de Douglas Soares CURTAS “Antonieta”, de Flávia Person “Demônia – Melodrama em 3 Atos”, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet “Lápis Cor de Pele”, de Victória Roque “O Estacionamento”, de William Biagioli “O Ex-Mágico”, de Olimpio Costa e Mauricio Nunes “O Homem da Raia do Canto”, de Cibele Santa Cruz “Postegardos”, de Carolina Markowicz “Se Por Acaso”, de Pedro Freire Novos Rumos “E Para que Poetas em Tempo de Pobreza?”, de Carlos Adriano “Janaina Overdrive”, de Mozart Freire “Love Snaps”, de Daniel Ribeiro e Rafael Lessa “Não Me Prometa Nada”, de Eva Randolph 18º FESTIVAL DO RIO QUANDO: de 6 a 16 de outubro ONDE: diversas salas no Rio de Janeiro MAIS INFORMAÇÕES festivaldorio.com.