A chegada da Primavera foi comemorada pela comunidade nipo-brasileira no fim de semana com uma das festas mais tradicionais de Curitiba. O Haru Matsuri chegou à sua 26ª edição, com muita gastronomia japonesa, cultura e desfile de colsplays. A festa aconteceu no sábado e domingo na Expo Renault Barigui, no Parque Barigui.
Ontem, os visitantes também puderam assistir ao XXIV Gueinosai do Paraná – Festival de artes cênicas, organizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão, com participação de grupos de associações nikkeis de Curitiba, Londrina, Maringá, Assaí e Paranavaí.
Promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba, o evento teve a participação de entidades culturais, esportivas e religiosas. O Haru Matsuri visa divulgar a cultura japonesa para a sociedade e agradecer a natureza pela beleza das flores, diz Yuichi Oshima, coordenador geral do Haru Matsuri.
Além do Haru Matsuri, a colônia organiza outras festas, como o Imin Matsuri, em junho, que comemora a chegada dos japoneses no Brasil, o Hana Matsuri, que festeja o nascimento de Buda.