Curitiba vai sediar pela primeira vez, de hoje até o domingo, o 12º Congresso Nacional e o 4º Internacional de Amor-Exigente. Com o tema: Amor-Exigente — Uma visão Transformadora — Preconceito não, só Amor!, o evento, promovido pela organização não governamental Amor-Exigente, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância do tratamento de familiares de dependentes químicos e a eficácia do programa. O congresso acontece no Teatro Positivo.

Os temas abordados serão: legislação, política nacional sobre drogas, o papel da família, da sociedade e do governo na dependência química, as técnicas de abstinência e prevenção a recaídas, neurobiologia da adição, qualidade de vida.
A organização não governamental Amor-Exigente existe há 31 anos e atende, em todo país, cerca de 100 mil famílias em mais de 600 grupos espalhados pelo Brasil, visando o fortalecimento e a reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas.
O trabalho da ONG consiste em reuniões semanais que falam da cooperação, culpa, amor, disciplina e outros. Sem fins lucrativos, a ONG é mantida por 11 mil voluntários, sem custos para as pessoas que a procuram. A missão é ser um programa de proteção social, que apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade.
Devido à sua eficácia, o programa estendeu-se também ao trabalho com prevenção, passando a atuar como um instrumento de educação formal e proteção social.