Após a polêmica causada pela antecipação da ação da Polícia Federal em relação a 35ª fase da Operação Lava Jato, feita pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, a Polícia Federal achou por bem fazer alguns esclarecimentos. Para tanto, enviou uma nota às redações do jornais, blogs e emissoras de rádio e TV do País.

Eis a nota,  na íntegra?

“Em relação à 35ª fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal esclarece que adotou o mesmo padrão de compartimentação e cuidado com a informação que caracterizaram as quase 500 operações deflagradas este ano.

Somente as pessoas diretamente responsáveis pela investigação possuem conhecimento de seu conteúdo.

Da mesma forma, as datas de desencadeamento das operações especiais de polícia judiciária são acompanhadas apenas pelos responsáveis pela coordenação operacional.

Como já foi amplamente demonstrado em ocasiões anteriores, o Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação.

A Polícia Federal, instituição do Estado brasileiro, reafirma sua atuação de acordo com o Estado Democrático de Direito.”