O Ministério Público do Paraná recebeu, na última semana, o pedido de tombamento da Escarpa Devoniana – área de Campos Naturais que compõe o bioma Mata Atlântica e engloba importantes sítios naturais como o Buraco do Padre e o Canyon do Guartelá no Paraná.

O documento, assinado por 162 pessoas e 26 instituições, alerta para a pressão que a Escarpa Devoniana vem sofrendo dos setores do agronegócio, da mineração e usos irresponsáveis e degradantes do solo. Além disso, o grupo também faz um alerta para a o crescimento da prática do plantio de espécies exóticas, como pinus e eucalipto na região.

O fato de a Escarpa estar inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de uso sustentável – com condições menos restritivas em comparação a unidades de conservação de proteção integral – contribui para a predominância de atividades exploratórias. O documento também ressalta a falta de fiscalização regular e efetiva por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O que diz o MP
O promotor de justiça Alexandre Gaio recebeu a solicitação e registrou a disposição do Ministério Público em contribuir com a conquista do título. Ele reconheceu o grande potencial de impacto que o agronegócio tem sobre as questões relacionadas à garantia da conservação da biodiversidade e da geodiversidade no estado. O MP se comprometeu a instaurar um processo e dar atenção ao assunto.

Processo de Tombamento da Escarpa Devoniana foi aberto em 2014
A Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná abriu processo de tombamento da Escarpa Devoniana do Paraná, conforme publicado na edição nº 9285 do dia 05 de setembro de 2014 no Diário Oficial do Paraná. A abertura do processo teve a anuência do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná – CEPHA, em sua 154ª Reunião Ordinária, realizada em 20 de agosto de 2014. Na oportunidade, o perímetro apresentado para o processo de tombamento deveria ser objeto de estudos interdisciplinares para a definição dos limites definitivos para o tombamento da referida área de proteção ambiental.

Além do Buraco do Padre e do Canyon do Guartelá, a Escarpa e seu entorno compreendem outros sítios naturais de beleza cênica e importância científica e ecossistêmica, como o Vale do Codó, Vale do Corisco, Canyon do Rio São Jorge, os canyons de Piraí da Serra, a Cachoeira da Paulina, entre outros.

Paraná reduz tributação de espécies florestais nativas
O governador do Paraná, Beto Richa, assinou o decreto número 5099/16 que isenta do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a comercialização de mudas de espécies florestais nativas do Paraná. A medida, adotada no Dia da Árvore, tem como objetivo dar estímulo financeiro e econômico para viabilizar o plantio de árvores como a Araucária, ameaçada de extinção.


Talheres inspirados em plantas, descartáveis e biodegradáveis. Esta é a ideia da coleção Graft, criada pela designer chinesa Qiyan Deng

Designer chinesa cria talheres de amido de milho biodegradáveis
Talheres inspirados em plantas, descartáveis e biodegradáveis. Esta é a ideia da coleção Graft, criada pela designer chinesa Qiyan Deng, e que apresenta o bioplástico com um design de ponta. A linha talhares é toda de amido de milho e possui cores e formas que lembram frutas e vegetais.

A haste de salsão vira garfo, a pétala de alcachofra, uma colher. Esta harmonia entre a sensação visual e tátil, com toda certeza, tornará mais difícil para o consumidor jogar os talheres fora após o seu uso.

Contador ambiental
O contador ambiental da MRV Engenharia chegou à marca de 721.840 mudas plantadas em agosto. O número demonstra o resultado dos plantios realizados desde janeiro de 2010, quando a empresa começou a contabilizar as áreas verdes implantadas dentro dos empreendimentos, a revitalização de praças, passeios e jardins públicos. Em 2016 a construtora já atingiu 83% da meta anual de plantio estabelecida em 110 mil mudas. No Paraná, a MRV já realizou o plantio de mais de 3,1 mil mudas.