O presidente Michel Temer reuniu-se ontem no Palácio do Planalto, com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, para reforçar a mensagem de que é preciso tomar cuidado com as declarações públicas, principalmente em agendas de campanha. A bronca dada pelo presidente aconteceu por conta das declarações de Moraes de que a Operação Lava Jato teria uma nova fase nesta semana. Na segunda-feira, 26, a força-tarefa culminou com a prisão do ex-ministro Antonio Palocci.
Segundo fontes do Planalto, a conversa foi rápida e a intenção do governo é tentar dar o episódio como encerrado para poder afastar a crise – causada por uma suposta antecipação da Lava Jato – do governo. O risco de demissão do ministro, pelo menos até o momento, está afastado. Temer reforçou a Moraes que declarações polêmicas atingem o governo e devem ser evitadas.
A conversa não constou na agenda de nenhum dos dois e aconteceu antes da revelação, também feita pelo Estado, de que Moraes reuniu-se com o superintendente regional da Polícia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, na sexta-feira, dois dias antes da fala polêmica. O encontro com o superintendente da PF ocorreu na sede do Departamento de PF.