Esta semana é a última oportunidade para curitibanos e turistas prestigiarem as fanfarras que estão percorrendo o Centro Histórico de Curitiba. A ação, que vem acontecendo todas as terças e quintas desde o dia 13 de setembro, faz parte de uma série de eventos culturais promovidos para estimular a revitalização da praça João Cândido e seu entorno. A organização é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado do Paraná e a Academia Paranaense de Letras.

Desde o dia 13, fanfarras de escolas municipais percorrem as ruas do setor histórico desde a Catedral Metropolitana até a Praça João Cândido, onde se localizam as Ruínas do São Francisco. Ontem, foi a vez da fanfarra da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso. Amanhã, a série de desfiles termina com apresentação da Escola Municipal Leonor Castellano.
A escolha pela fanfarra remota a nostalgia da região que preserva o mais relevante acervo de conjunto histórico de Curitiba. Ao mesmo tempo resgata essa forma de agrupamento musical, incentivando a música como forma de transformação social , afirma Anna Vargas, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico.
A ação cultural pretende chamar a atenção da população para valorizar a Praça João Cândido e seu entorno. A revitalização está sendo realizada pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em duas etapas. A primeira é a recuperação do prédio Belvedere e a segunda é uma intervenção no espaço público, estimulando a ocupação da área.
Festa — Outra ação de valorização do setor histórico acontece no dia 8 de outubro, quando a Rede Empresarial da região prepara o Centro Histórico Divertido, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças. Neste dia, as famílias poderão aproveitar inúmeras atrações e brincadeiras que acontecem em pontos do setor histórico.