Paranaguá começou a construir, nesta semana, o laboratório para implantação da técnica dos mosquitos estéreis. O projeto conta com a participação de representantes de uma empresa multionacional de biotecnologia e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), junto a funcionários da Prefeitura de Paranaguá e do Governo do Estado.

O espaço está localizado no Aeroparque e será gerido por profissionais técnicos locais e do exterior, com parte da mão-de-obra sendo contratada em Paranaguá e no litoral. Ovos do mosquito Aedes aegypti coletados em Paranaguá posteriormente irão gerar espécimes estéreis produzidos no laboratório, que serão soltos no município, cruzando com as fêmeas selvagens. a expectativa é que com isso seja reduzindo em cerca de 90% a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
O laboratório será inaugurado ainda em outubro na região do Aeroparque, com soltura dos mosquitos iniciada no mesmo mês. O município concedeu o terreno para a empresa, sendo que a instalação do espaço já está em pleno andamento, assim como a implantação de cerca de 100 armadilhas em inúmeros bairros de Paranaguá para a coleta de ovos do mosquito Aedes aegypti, algo já realizado na semana passada.