Com a popularização dos programas de culinária, inclusive para os pequenos, o comando da cozinha passou também para as mãos deles. Programas como o Que Marravilha! Chefinhos, do chef Claude Troiasgros, têm incentivado cada vez mais essas incursões das crianças a um dos cômodos mais frequentados de preferidos de uma casa. Respeitadas as normas de segurança, que devem ser adotadas por todos na cozinha, culinaristas defendem esse aprendizado para ajudar do desenvolvimento de maiores noções de organização, higiene e responsabilidade.

Pensando em oferecer um dia especial, com experiências inéditas, a Cuore di Cacao, uma das principais chocolaterias do Brasil, vai abrir as portas de seu atelier para uma aula show-exclusiva para crianças, no próximo dia 08 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. A intenção é despertar o interesse infantil pela fabricação dos chocolates, proporcionando uma atividade lúdica e educativa.

Durante a atividade, que será comandada pela premiada chocolatière da Cuore di Cacao, Carolina Schneider, as crianças, com idades de 06 a 13 anos, vão receber todas as dicas necessárias para produzir suas próprias barras de chocolate, com informações que vão desde os ingredientes que precisam ser utilizados até as técnicas necessárias.

A aula-show especial para o Dia das Crianças será realizada no dia 8 de outubro no atelier da Cuore di Cacao, que fica no bairro Batel (Rua Fernando Simas, 347), com início às 10h (de 06 a 10 anos) e às 15h (de 11 a 13 anos). As inscrições custam R$ 90 e o valor será revertido em créditos para compras na loja. Mais informações pelo telefone (41) 3014-4010 e pelo site www. cuoredicacao.com.br.

CURSO DE GASTRONOMIA PARA CHEFINHOS
Em Curitiba, o Centro Europeu, por exemplo, criou um curso voltado para esse público que é desenvolvido normalmento no período de férias dos pequenos. O Petit Chef Gourmet – Cozinha Educativa do Centro Europeu, segundo as informações do site, é uma proposta de aprendizado culinário em formato prático, lúdico e divertido.

São repassados para os alunos conhecimentos gastronômicos baseados em princípios da alimentação saudável e nutritiva. As aulas são ministradas por experientes chefes, especialmente preparados para o ensino infantil. Os cursos são montados por faixa etária de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos e as aulas ocorrem com apoio de monitores. As cozinhas utilizadas pelo público mirim foram adaptadas com bancadas rebaixadas.

Além do material de apoio, como apostilas e caderno de preparos, as crianças recebem hortinha de especiarias para cultivo e manutenção em suas casas, com a utilização de alimentos orgânicos de fornecedores certificados.

Para desenvolver a sede o Centro Europeu buscou parcerias para estruturar as cinco cozinhas didática. Os alunos praticam em ilhas totalmente equipadas com moderna tecnologia gastronômica, além de monitores LCD em cada ilha facilitando a visualização da bancada do professor. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3233 6669.

PERSONAGENS MARCAM A DATA NO MUELLER
Chamando todos os filhotes!. Neste Dia das Crianças, os personagens das animações Patrulha Canina e Dora, a Aventureira serão as estrelas da ação realizada pelo mall, entre os dias 27 de setembro e 16 de outubro. A Arena da Aventura Nick Jr, do canal Nickelodeon, estará localizada no piso L4 e é diversão garantida para crianças de três a 12 anos. O evento é gratuito e funcionará das 14h às 20h. O circuito tem duração aproximada de 25 minutos.

Para os pequenos fãs dos filhotes heroicos, o Mueller traz várias atividades como uma piscina de bolinhas onde as crianças precisam procurar por objetos perdidos de cada personagem, um jogo de memória gigante com figuras do desenho e a reprodução da famosa torre de comando da Patrulha Canina, por onde as crianças poderão escorregar.

Para os fãs de Dora, a Aventureira, dentre as atividades oferecidas estão um labirinto, um painel de encaixe de peças com a imagem dos personagens e uma sala escura para os exploradores procurarem, usando um capacete com iluminação, as peças que encaixam no painel. Além das brincadeiras, os dois espaços possuem um lounge na fila, para quem quiser assistir aos desenhos em tablets, enquanto esperam pela sua vez.

As apresentações dos amados personagens serão nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro, das 14h às 18h.