É curioso como em algumas atividades, o uso frequente de determinadas colocações, mesmo erradas, acabam se espalhando e virando quase uma regra para os que dela precisam fazer uso. Uma, como exemplo, que não faz dólar disparar e nem alterar o batimento cardíaco de ninguém, é ouvir boa maioria dos narradores esportivos se referir à paralisação de um jogo de futebol como parada técnica. Isso não existe na regra. Se ela acontece apenas em jogos das 11 da manhã ou mesmo à tarde, como bom senso em dias de muito calor, é uma parada para hidratação. Fosse técnica, ela teria que acontecer em todas as partidas, independentemente das condições meteorológicas, chuva, frio, calor, neve e outras do gênero. O fato da bola parar e o treinador conversar com os jogadores é outra história. Parada técnica existe, sim, mas em esportes como vôlei e basquete. Futebol não. Ou ainda não.


TV Tudo

Novas funções
Depois de passagens pela Rede TV! e NBC, já a partir da próxima semana o jornalista Américo Martins será o executivo responsável pelas parcerias globais da NBC. Os trabalhos com todos os mercados e países, para realização de séries e documentários, passam a acontecer sob a sua coordenação editorial.

Divulgação

Próxima atração
Fernanda Nizzato, depois de uma boa participação em Os Dez Mandamentos, será a novidade de A Terra Prometida, na Record, em seus próximos capítulos. Tileia, uma artesã de personalidade forte, é a personagem.

Tem mais
A Record acaba de acertar mais uma série de nomes para o elenco de O Rico e Lázaro, sua próxima bíblica. São eles: Gabriel Gracindo, Mariza Marchetti, Graziela Schmitt, Robertha Portela, Denise Del Vecchio, Raphael Montagner, André Luiz Miranda, Saulo Meneghetti, Saulo Rodrigues, Gabriela Moreyra, Cássio Scapin e Jorge Pontual.

Trabalho de quem sabe
Todo aquele que assistiu à estreia de Nada Será como Antes, com toda certeza se impressionou com o seu trabalho de direção. Inclusive se valendo, em momentos importantes do capítulo, de vários planos-sequência. Bem cinema.

Tempo ampliado
Com a saída do Na Geral para a 105 FM, a partir de 1º de novembro, o Bastidores do Poder – apresentado por José Paulo de Andrade e Cláudio Humberto – vai ganhar mais 90 minutos de duração, sendo levado ao ar até as 20h. Inclusive passando a contar com novos colaboradores.

Ramón Vasconcelos/Globo

Juca no Jô

Jô Soares, neste seu ano de despedida, já tinha assegurado que pretendia entrevistar pessoas próximas a ele. É bem o caso do Juca Oliveira no programa desta noite. São dois blocos dedicados às histórias de dois grandes amigos.

Confortável
Denise Saraceni, diretora de A Lei do Amor na Globo, já está com os 10 primeiros capítulos da novela totalmente editados e, até segunda-feira, dia da estreia, alcançará a marca de 12. Uma posição bem confortável, em se tratando de uma produção das 21h, que permitirá a Denise dedicar atenção a todos os núcleos.

Tratamento final
A abertura da novela A Lei do Amor, com Ney Matogrosso cantando O Trenzinho do Caipira, ainda não está montada. Tanto que nem foi apresentada na festa de lançamento, terça-feira, em São Paulo. Está em tratamento final.

Virou o jogo
É bom observar que Rafael Cortez conseguiu encontrar o ponto, em suas reportagens e participações como apresentador no Vídeo Show. Está realizando um trabalho mais popular, híbrido, deixando  de lado aquele humor ácido, que foi sua marca no extinto CQC.

Boris deixa a Band
Depois de 9 anos, Boris Casoy, que vinha apresentando o Jornal da Noite, deixa a Bandeirantes, de comum acordo, e vai para a Rede TV!. A partir da primeira quinzena de outubro, ele assume o comando do Rede TV News.

Plano B
A Record pretende usar Geraldo Luís, com contrato renovado, como apresentador de um novo programa diário, às 22h30, para fazer frente ao Ratinho no SBT e alavancar a audiência do Fábio Porchat. Prevalecendo este plano, Xuxa e Gugu serão transferidos para os finais de semana, ela na tarde de sábado e ele aos domingos.


Bate – Rebate

  • Com a saída de Letícia Muhana dos canais Globosat, o Viva está sob os cuidados do gerente de marketing, Fernando Schiavo, e da gerente de produção e planejamento, Carla Rosas.
  • Na noite desta quinta, depois de Velho Chico, a Globo realiza os debates em vários municípios.
  • Sobre as eleições, Mariana Godoy, Amanda Klein e Reinaldo Azevedo serão os apresentadores de um programa especial, domingo à noite, com a repercussão dos resultados. 
  • No SBT, serão abertos vários flashes durante a programação, para atualizar o domingo das eleições…
  • … Por volta da meia-noite, ficará a cargo do programa do Roberto Cabrini fazer um resumo do que aconteceu em todo o país.
  • Já Fantástico, neste domingo, vai entrar no ar mais cedo, a partir das 20h, com o balanço dos resultados do primeiro turno em todo o país.
  • Se vier a prevalecer unicamente a vontade do dono, Johnny Saad, tão cedo a Bandeirantes não voltará a fazer campeonatos de futebol no Brasil…
  • … Data hoje, ela já está fora dos regionais e do Brasileirão do ano que vem…
  • … Por enquanto, fala-se apenas em continuar com os jogos da Liga dos Campeões e no desejo de fazer a Copa do Mundo de 2018.
  • Uma pena. Uma emissora tão identificada com o esporte, hoje está praticamente afastada das transmissões, tentando se sustentar apenas com programas.
  • A resposta ao tratamento é tão boa, que Edson Celulari já tem papel escolhido em À Flor da Pele, novela da Glória Perez.

C´est fini

Luiz Fernando Carvalho deixou para a noite desta quinta-feira, a edição do capítulo final de Velho Chico. Está com todo material gravado. Caberá a ele selecionar as cenas decisivas. O pensamento de todos é fazer do fechamento uma homenagem ao Domingos Montagner e Umberto Magnani, falecidos no decorrer da novela.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!