Curitiba tem mais profissionais liberais concorrendo ao cargo de vereador do que a média nacional. Enquanto em todo o país os profissionais liberais – trabalhadores com formação específica e com atividade regulamentadas, mas que podem atuar por conta própria, como médicos, engenheiros ou dentistas – representam 11% do total de candidatos, na capital paranaense o índice chega a 15%. 

A Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL) reconhece 37 atividades que podem ser enquadradas nesta classificação. Em Curitiba, por exemplo, 44 advogados, sete terapeutas, três médicos e três odontólogos concorrem ao cargo de vereador.
O dentista Osiris Klamas é um desses candidatos que têm dividido seu tempo entre o escritório e a campanha. Ele concorreu ao cargo de vereador em 2012 e obteve 3.996 votos. Depois dessa experiência, assumiu a superintendência da Secretaria Municipal de Defesa Social. Em seguida, assumiu a administração da Regional Boa Vista.
Nesses últimos anos, atendi meus pacientes em horários alternativos, às 7 horas da manhã, aos sábados e domingos, conta Klamas, de 54 anos. Segundo ele, os quase 4 mil votos obtidos na eleição de 2012 foram conquistados com o boca a boca. Fiz um processo de falar com amigos, montei uma rede de contatos, que utilizei novamente nesta campanha. É uma campanha modesta.
Entre suas propostas, está a elaboração de uma lei para destinar profissionais de Odontologia para UTI’s na capital. Tem uma lei federal que está em vias de ser aprovada. Hoje, muitos pacientes de UTI são desassistidos nessa área. Podemos nos adiantar com uma lei municipal, afirma.
Ele também pretende elaborar leis que ajudem na prática do esporte, com a promoção de competições entre escolas e a destinação de um local para esportes de alto rendimento. Outra área em que pretende legislar é a segurança. É preciso regulamentar o padrão do videomonitoramento na cidade. Hoje, cada um instala uma câmera como quer e os sistemas não conversam, diz. Precisamos compartilhar essas imagens, para que a Guarda Municipal tenha acesso.