O PSOL de Curitiba divulgou ontem nota denunciando que um homem teria tentado atear fogo em três militantes do partido que distribuíam material de campanha na praça Tiradentes, Centro de Curitiba. Segundo a legenda, por volta das 16h40, um senhor passou pela mesa de materiais gritando e agredindo verbalmente os militantes, que não reagiram e seguiram a atividade. Minutos depois, o mesmo homem teria retornado ao local com uma garrafa de álcool com a tampa cortada, embalada em sacola plástica. Emn seguida, ele teria jogado o álcool sobre os materiais da mesa e o militante que estava sentado. Ao tentar atear fogo, foi impedido com um tapa na mão e então fugiu correndo, afirma a sigla.

Perseguição
Atentar contra a vida de alguém ou destruir nossos materiais, impressos à duras penas, é uma violência que recusamos naturalizar. A demonstração do grau de perseguição e criminalização à esquerda e seus signos, às nossas bandeiras, aos nossos partidos e movimentos deve preocupar a todos nós, setores progressistas da sociedade, afirma o PSOL na nota.

Sindicância
O Tribunal de Justiça suspendeu a sindicância da Fundação Cultural de Curitiba, que acusava o candidato da Coligação Curitiba, Inovação e Amor, Rafael Greca (PMN), por suprimir peças de artes da Casa Klemtz. A juíza Cristiane Santos Leite, da 4ª Câmara Civil do TJ, acatou o recurso de Greca, que classifica o ato administrativo da gestão de Gustavo Fruet (PDT), como abuso de poder político.

Recurso
Na segunda-feira, o juiz Fernando Andreoni Vasconcelos, da 1ª Vara da Fazenda Pública havia negado pedido do candidato do PMN para anular a investigação. A coligação de Greca recorreu e no despacho, a juíza entendeu que a sindicância, criada pela Fundação Cultural de Curitiba, não pode ser utilizada como instrumento de favorecimento ou prejuízo a nenhuma dos candidatos que disputam as eleições municipais de 2016, em possível desvio de finalidade ou abuso do Poder.

Pior jingle
O site Eita, Candidato! resolveu aproveitar a campanha eleitoral deste ano para eleger o pior jingle do País. As inscrições podem ser feitas pela internet. Dos jingles enviados, 16 foram selecionados por um Conselho Curador para participar do TROPICA, o Troféu Pior Campanha, que está em sua terceira edição.

Bigode
O prêmio já elegeu uma versão da música tema dos Cavaleiros do Zodíaco em 2012 e uma produção própria de um candidato a deputado que exaltava o seu bigode em 2014. Os jingles, que misturam ícones da cultura pop brasileira e internacional, passando por peças infantis, estarão disponíveis para votação dos usuários a partir de hoje até amanhã e o resultado será disponibilizado na próxima semana, após as eleições.

Urnas
A Justiça Eleitoral começou ontem a distribuição das urnas eletrônicas nos municípios do interior do Estado. Na capital a distribuição será feita somente a partir de amanhã. A Chefe da Primeira Zona Eleitoral de Curitiba, Mônica Turchenski, explica que nos colégios eleitorais os aparelhos vão permanecer lacrados em caixas e ainda vão passar por uma última fase de testes. Em todo o Estado são 26 mil urnas eletrônicas e na capital 4 mil. O eleitor que estiver em dúvida com relação ao local de votação pode acessar o site do TER Paraná ou ainda pode ligar para o número 41 – 3330-8880.