O paranaense Lico Kaesemodel é campeão do Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Sprint. O título foi conquistado na penúltima etapa do campeonato, em 17 de setembro, no autódromo de Curitiba. Ele registrou a pole position e conquistou duas vitórias na rodada dupla do fim de semana, na pista onde ainda não tinha vencido na categoria. Motivos suficientes para muita comemoração. Mas teve mais. Horas após o termino do evento, por telefone, veio a notícia maior: Lico havia garantido matematicamente o título.

“Foi um dia muito especial, tudo deu certo, foi perfeito. E depois ainda receber a notícia que já havia conquistado o título, foi excepcional. Estou especialmente feliz, principalmente por ter feito essa conquista em casa, ao lado da minha família e amigos. Foi muita comemoração”, disse Lico.

A primeira corrida foi com direito a grand chelem: pole, liderança de todas as passagens e melhor volta da prova. A segunda, largando em sexto com grid invertido e concretizando a ultrapassagem da vitória nos giros finais. De quebra, também sagrou-se como o primeiro piloto a conquistar o prêmio Momento Shell V-Power, pela largada da primeira corrida.

Assim, Lico entrou em um grupo restrito. Em 99 eventos dos 12 anos da categoria, apenas seis competidores haviam vencido as duas provas em uma mesma etapa, largando a primeira na pole e a segunda com grid invertido: Constantino Jr, Clemente Lunardi, Ricardo Baptista, Miguel Paludo, Xandy Negrão e Totó Porto. A última vez acontecera com Lunardi, na abertura da temporada 2012 no Estoril.

Com as vitórias, Lico abriu vantagem de 38 pontos sobre Miguel Paludo e 40 sobre Ricardo Baptista. Considerando os descartes dos dois piores resultados de cada um, a tabela mostra 152, 133 e 124 respectivamente. Na preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos, onde acontece a última etapa dia 13/11, estarão em jogo 42 pontos e Kaesemodel não poderá mais ser alcançado – a única hipótese dele ficar sem o título será em caso de punição, pois o regulamento não permite descarte de desclassificações.

CLASSIFICAÇÃO – Cup
1. Lico Kaesemodel, 180 pontos
2. Miguel Paludo, 142
3. Ricardo Baptista, 140
4. Pedro Queirolo, 114
5. Daniel Schneider, 99