O Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento e no diagnóstico do câncer no sul do país, realiza a Maratona de Cirurgia de Câncer de Mama nos dias 21 e 22 de outubro, das 8 às 19 horas. Os participantes poderão acompanhar, em tempo real, a realização de procedimentos cirúrgicos por renomados especialistas. A intenção é proporcionar aos profissionais de Medicina a atualização no tratamento cirúrgico dos tumores e a discussão sobre os tratamentos mais recentes desta neoplasia. A ação faz parte do Outubro Rosa, o mês de conscientização do câncer de mama.
A Maratona de Mama é uma proposta nova e que tem como objetivo aumentar o conhecimento dos médicos que trabalham na área de câncer, tanto os médicos oncologistas e mastologistas como os cirurgiões plásticos. A nossa ideia é fazer um atendimento multidisciplinar, no sentido de dar melhorar qualidade de vida à mulher. Usando todas as técnicas de cirurgia plástica que os cirurgiões plásticos dominam, nós podemos melhorar a qualidade do resultado estético, e isso traz também uma melhora na qualidade de vida da mulher, afirma o oncologista do Hospital Erasto Gaertner, José Clemente Linhares.
A Maratona receberá dez cirurgiões convidados para realizar de 15 a 20 cirurgias, que serão transmitidas em Full HD para o auditório principal do Hospital Erasto Gaertner.
Iluminados — Tradicionalmente, o Outubro Rosa colore com tons rosados alguns monumentos em todo o mundo. No Paraná, o espetáculo de iluminação da barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu, será na cor da campanha. A instalação em parte dos 747 refletores e 112 luminárias no paredão já começou a ser feita nesta semana para, a partir de amanhã, ganhar os tons da campanha da luta contra o câncer de mama no mundo inteiro. Curitiba também deve ter monumentos iluminados de rosa em outubro.