SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Noor Tagouri, 22, é uma jornalista americana de origem turca que ganhou notoriedade após se tornar a primeira âncora a aparecer na TV dos EUA usando uma hijab, símbolo da religião muçulmana. Ela está na edição de outubro da revista ‘Playboy‘ americana, que desde o ano passado não publica fotos de mulheres nuas.

Sua entrevista faz parte da seção ‘Renegados‘, uma série com ‘oito homens e mulheres não convencionais que não têm medo de quebrar as regras‘. A polêmica criada por ela posar de hijab na publicação, cuja história está ligada à exposição de corpos femininos nus, ecoou mais do que suas palavras.

Desde que compartilhou a reportagem em sua página no Facebook, a jornalista tem recebido mensagens de reprovação. Uma delas diz: ‘Você falhou em promover o hijab e o Islã. Em vez disso, promoveu a ’Playboy’ para a comunidade muçulmana, especialmente os adolescentes. Você tinha boas intenções, mas escolheu a direção errada.‘ Alguns internautas, porém, enviaram recados de apoio a Noor. Uma mulher lhe escreveu dizendo que ela é uma inspiração para meninas. ‘Faça sua voz ser ouvida. Nunca deixe a voz de um homem mandar em você. Você é sua própria e verdadeira bênção‘.

À ‘Playboy‘, a jornalista, que se autodenomina ‘contadora de histórias‘, disse acreditar que sua origem muçulmana lhe ajuda a conquistar a confiança das pessoas. ‘É como se seu falasse ’eu sei como é ser sub-representada na mídia, não vou fazer isso com você. Quero contar sua história porque é importante e ela merece justiça’‘.