SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, 87, receberá a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (Riba), na Inglaterra, em reconhecimento ao conjunto de sua obra. O anúncio foi feito pelo instituto britânico nesta quinta-feira (29).
Criado em 1848, o prêmio é aprovado pessoalmente pela rainha Elizabeth 2ª e concedido a pessoas ou grupos que tenham exercido influência significativa direta ou indiretamente no avanço da arquitetura.
Em comunicado oficial, a presidente do Riba, Jane Duncan, definiu Mendes da Rocha como um “arquiteto de classe mundial e verdadeira lenda vida”.
“Ele é um arquiteto com uma incrível reputação internacional, ainda que quase todas suas obras-primas tenham sido construídas em sua terra natal”, completou a porta-voz, descrevendo obra do brasileiro como “revolucionária e transformativa”.
No mesmo comunicado, Mendes da Rocha disse ser uma “grande alegria” receber o reconhecimento do instituto “após tantos anos de trabalho”.
“Eu gostaria de mandar meus calorosos votos a todos que compartilham de minha paixão, particularmente aos arquitetos britânicos, e dividir esse momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram com meus projetos”, disse o homenageado.
Entre as personalidades que já receberam a medalha de ouro, estão a iraquiana-britânica Zaha Hadid (2016), morta neste ano, o britânico Norman Foster (1983), o norte-americano Frank Lloyd Wright (1941) e Oscar Niemeyer (1998), único outro brasileiro a ter recebido a honraria.
A medalha será concedida no primeiro semestre de 2017.
A homenagem ocorre após Mendes da Rocha ter sido laureado com o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo, e com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, ambos em 2016.
O arquiteto também já tinha recebido o Pritzker em 2006, considerado o Nobel da Arquitetura. É o arquiteto brasileiro vivo mais premiado.
Mendes da Rocha é um dos maiores nomes da escola paulista de arquitetura, reconhecido pelo estilo brutalista de suas construções. Entre seus projetos mais conhecidos, estão a reforma da Pinacoteca, o MuBE e o ginásio do Clube Atlético Paulistano.
Mendes da Rocha inaugurou no ano passado seu Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Também está em construção o Cais das Artes, grande museu que desenhou para a cidade de Vitória, onde nasceu, em 1928.