Há cerca de um ano, o Brasil ficou chocado com o escândalo envolvendo o ex-prefeito de Realeza, município no sudoeste do Paraná, acusado (e condenado) por abuso sexual de adolescentes. Agora, às vésperas das eleições municipais, que serão realizadas no próximo domingo, novas denúncias contra políticos vem à tona. E o suspeito é candidato à prefeito.

Segundo informações do portal BondeNews, José Carlos Mattheus, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), foi indiciado por estupro de vulnerável e oferecimento de bebida alcoólica a menores, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O caso teria acontecido no final de 2014, quando o político supostamente levou três adolescentes (uma menina e dois meninos) para passar uma noite em um motel de Londrina, no norte do Paraná.

A investigação, conduzida pela delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Lívia Pini, aponta que as possíeis vítimas residem em Assaí (por isso, inclusive, o processo foi iniciado no município). Quem denunciou o caso à polícia foi uma conselheira tutelar, após recebimento de denúncia no dia seguinte ao suposto abuso sexual.

Segundo a delegada, um dos adolescentes teria afirmado em depoimento ter visto o atual candidato “passando a mão” em uma adolescente, mas a conjunção carnal, ao menos por enquanto, está descartada.

O próprio candidato, inclusive, admitiu ter ingressado com o grupo no motel, mas negou ter abusado sexualmente da adolescente. No entanto, somente o fato de ter levado os menores ao local já o torna responsável, segundo a delegada, ainda mais porque dois garotos confirmaram que ingeriram bebida alcoólica.

Em depoimento ao portal BondeNewsa, o candidato afirmou “estar tranquilo” e novamente negou ter abusado sexualmente da menor. Confirmou ter procurado o motel com os menores, mas ressaltou que “é inocente e não há nada de concreto que comprove a culpa”.