SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ainda não há indicações do que pode ter causado um surto de sintomas gastrointestinais em alunos de um colégio particular em Barueri. Na quarta (28) 55 alunos do Mackenzie foram encaminhados a hospitais com dores abdominais e vômitos.
Laudos da Sabesp e de uma empresa terceirizada contratada pelo colégio indicam que a água do prédio, principal suspeita da causa do surto, não estava contaminada.
Nesta quinta (29), a Sabesp divulgou os resultados da análise bacteriológica de amostras de água colhidas no prédio da instituição, mas elas indicaram não haver contaminação.
O resultado da análise química, divulgado na quarta, também mostraram que a água fornecida ao colégio estava dentro dos padrões de normalidade.
A direção do colégio informou, em comunicado publicado em seu site, que as aulas na unidade estão suspensas até o fim desta semana “em função de um surto (com sintomas gastrointestinais) que acontece na região”
O comunicado da escola afirma que estão sendo tomadas as medidas cabíveis “para aferição da situação, de acordo com os protocolos de saúde”.
À reportagem, a assessoria da instituição informou que contratou uma empresa terceirizada para fazer a análise da água de alimentos dentro do prédio, junto com a Sabesp e com a Vigilância Sanitária, mas que as mesmas não indicaram contaminação química ou bacteriológica.
A escola informou ainda que fez uma descontaminação da caixa de água de das salas de aula após a coleta das amostras, e que ainda não conseguiu identificar a causa dos sintomas nos alunos. As aulas serão retomadas na segunda-feira.