Os eleitores de Curitiba não vão precisar esperar muito para saber o resultado das eleições para prefeito e vereador no próximo domingo. A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que a apuração dos votos deve ser concluída até as 18h30, ou uma hora e meia após o fechamento das urnas e das seções de votação. Mas antes disso já será possível saber se haverá ou não segundo turno e quem estará nele caso nenhum dos candidatos consiga os 50% mais um dos votos válidos para encerrar a disputa já no domingo. É que segundo o TRE, até as 17h45 já devem estar apurados cerca de 90% dos votos. 

Ao todo, serão 414 locais de votação na Capital, com 3.940 seções/urnas de dez zonas eleitorais, e 19.440 mesários trabalhando no dia da eleição. Além de Curitiba, poderão ter segundo turno para prefeito no Paraná as cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Voto biométrico – Dos 399 municípios paranaenses, 69 vão utilizar o sistema de votação biométrica, em que o eleitor é identificado através das impressões digitais. Isso significa 4.252.650 eleitores ou 54% do eleitorado do Estado com essa modalidade de votação.
Para isso, 59 municípios passaram por revisão biométrica entre maio de 2015 e março de 2016. Todos os eleitores desses municípios foram convocados para comparecer ao Fórum Eleitoral respectivo para os procedimentos de atualização dos dados e coleta das impressões digitais e da foto.
Os eleitores que não compareceram dentro do prazo estipulado para cada município e nem regularizaram a situação até o final do prazo regular do cadastro eleitoral, encerrado no dia 04 de maio de 2016, tiveram seu título de eleitor cancelado. A consulta da situação do eleitor pode ser feita pela internet através do link: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome. Com isso, quem se encontrar nessa situação, não poderá votar nas eleições deste ano. A regularização do título eleitoral poderá ser feita a partir de 7 de novembro.
A Justiça Eleitoral começou na quarta-feira a distribuição das urnas eletrônicas nos municípios do interior do Estado. Na capital a distribuição será feita hoje. Nos colégios eleitorais os aparelhos vão permanecer lacrados em caixas e ainda vão passar por uma última fase de testes. Em todo o Estado são 26 mil urnas eletrônicas e na capital 4 mil.