A delegação paranaense conquistou um feito inédito nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, ao encerrar a participação como campeã geral, somando 50 medalhas. Foram 20 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze nos confrontos de 13 modalidades em nove dias de competição. Das 50 medalhas conquistadas, 30 vieram de atletas bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná.

Para a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon Moreira, a excelente e inédita campanha se deve a um conjunto de ações e pessoas comprometidas com o esporte escolar. O Paraná desenvolve o melhor desporto escolar do país e devemos isso a um grande trabalho feito pelo Governo do Estado, através de aulas especializadas, projeto TOP Formador, aos clubes, as escolas, aos professores de educação física, aos técnicos e todas as pessoas que trabalham com essas crianças e que estiveram aqui representando dignamente o Paraná, afirmou Tomadon.

O governador Beto Richa parabenizou a delegação paranaense para participação. O Paraná continua mostrando seu valor ao país, com mais esta vitória conquistada em João Pessoa, ganhando o maior número de medalhas de ouro para escolares de 12 a 14 anos nos Jogos Escolares da Juventude. A escalada que tivemos nesta categoria, desde 2013 vice-campeões e agora campeões, é de emocionar qualquer um. Este é o prêmio por se acreditar e investir em esporte. Parabéns a todos os meninos e meninas que representaram nosso estado.

O secretário do Esporte e do Turismo Douglas Fabrício, enfatizou a importância do esporte para a juventude e os frutos que esta conquista pode oferecer. Fomos campeões pela primeira vez na história dos Jogos Escolares da Juventude. Este fato demonstra a constante dedicação do estado no esporte e no bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Entendemos a importância do esporte no processo de formação. A vitória serve de exemplo e inspiração aos jovens, que estarão próximos da disciplina e distantes dos males da sociedade.

Talento – Assim como nos anos anteriores, bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná – programa do Governo do Estado com patrocínio da Copel que concede bolsas de auxílio a atletas em vários estágios da carreira – se destacaram no quadro de medalhas. Foram 30 conquistas.

A ginasta Samara Sibin foi um dos destaques, com quatro medalhas de ouro. No badminton, Rafael Gustavo de Faria conquistou três ouros. A nadadora Laura Paludo trouxe quatro medalhas para casa: 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze.
No tênis de mesa, dois atletas se destacaram: Joon Schim, com dois ouros e dois bronzes, e Ana Bonsere, com três ouros e uma prata.