O Governo do Estado do Paraná criou uma estrutura para atender melhor aos estrangeiros que vem viver no estado. Nesta terça-feira (4) será inaugurado o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas. No espaço estarão reunidas informações sobre a documentação necessária para que o migrante possa regularizar sua situação no país, para que tenha acesso à educação e a justiça.

O Centro Estadual de Informação é resultado de um esforço conjunto entre Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde e Secretaria da Administração e Previdência. 

O Brasil abriga quase dois milhões de imigrantes regulares, segundo estatísticas da Polícia Federal, atualizadas em março de 2015. Mas, muitas vezes, a entrada de estrangeiros no país não é legal e por isso não é registrada. É o caso de Duvanest Vixama, haitiano que há três anos mora no Paraná. Hoje ele está com a situação regularizada, tem visto e já trabalhou no país. Mas entrou ilegalmente pelo Acre, vindo da Bolívia. Não é fácil deixar tudo pra trás. Mas aqui no Brasil tive mais oportunidades, comenta Dudu, num português com sotaque francês. 

PARANÁ – No Paraná os dados referentes aos imigrantes foram levantados com base nos registros de trabalho. Em 2014 eram mais de 14 mil estrangeiros trabalhando com carteira assinada no Estado. Como existem diversas instituições prestando atendimento a esse público, as informações geradas são desencontradas. Fazer esse levantamento é um enorme desafio tanto para o país quanto para os Estados. Por isso, a Secretaria da Justiça está enviando formulários aos municípios, para que haja um número mais próximo da realidade, comentou Artagão Júnior, Secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Enquanto esse levantamento é elaborado, o Governo do Paraná criou a estrutura para atender melhor aos estrangeiros que vem viver no estado . 

SERVIÇO:

Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas

Data: terça-feira (04.10)

Horário: 14h30

Rua Desembargador Westphalen, 15 – 13º andar – Centro – Curitiba