O Atlético enfrenta o Santos neste sábado (1), num jogo que pode valer ao time paranaense o ingresso no G5. O G5 é a zona de classificação para a Copa Libertadores, que pode ser ampliada porque a Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol) pretende ampliar o número de participantes da competição – e isso criaria uma quinta vaga brasileira. A partida, na Vila Belmiro, é válida pela 28ª rodada do Brasileirão.

Atualmente, o Atlético está em 6º lugar no Brasileirão, com 42 pontos. O Santos, 4º colocado, tem 45. Mesmo que vença, o time paranaense não passará à frente do rival, por causa do saldo de gols inferior – quatro contra 17 dos paulistas. Para passar à frente, seria necessária uma goleada maior que a da Alemanha sobre o Brasil. O Fluminense, atual 5º colocado, com 43 pontos, enfrenta o Sport, no Rio de Janeiro. Palmeiras (54 pontos), Flamengo (53) e Atlético-MG (49) são os três primeiros da tabela de classificação.

A chance de entrar no G5, entretanto, não ilude o técnico do Atlético, Paulo Autuori. Não acredito em nada que parta da Conmebol ou da CBF. As coisas são faladas e não são concretizadas, disse ele, na sexta-feira (30). Temos que estar na zona do G4 e vou continuar pensando dessa maneira.

Para este sábado, Autuori conta com o retorno do volante Hernani, recuperado de um desconforto muscular na panturrilha direita. Por outro lado, o lateral Léo foi punido com o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Galhardo, que atuou apenas sete vezes (seis pelo Atlético) desde o começo do ano, entra em seu lugar. Venho trabalhando forte para poder estar próximo ao nível dos jogadores que estão aqui, disse o jogador. No ataque, Luan será mantido como centroavante, em lugar do lesionado André Lima.

No confronto do primeiro turno, o Atlético venceu por 1 a 0, na Baixada. O Santos tem uma das equipes mais fortes do Campeonato Brasileiro. Eles vão propor o jogo, mas estamos trabalhando para neutralizar isso, afirmou Hernani.

Adversário

Para o jogo deste sábado, o Santos terá o retorno do atacante Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileirão de 2015. Por outro lado, o time perdeu o zagueiro Gustavo Henrique pelo resto do ano – ele sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Além disso, o volante Vitor Bueno está com uma lesão muscular. David Braz entra na zaga e Jean Motta, no meio.

 

Santos x Atlético

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Luiz Felipe e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Jean Motta; Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

Atlético

Weverton; Galhardo, Thiago Heleno, Paulo André e Nicholas; Otávio. Hernani, Lucas Fernandes, Lucho Gonzalez e Pablo; Luan. Técnico: Paulo Autuori

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa/PE)

Local: Vila Belmiro, em Santos, sábado, às 16 horas