As cadeirinhas infantis são podem ser de grande utilidade para os pais na hora de começar a ensinar os filhos os primeiros passos para a independência deles. No entanto, uma avaliação sobre a segurança oferecida pelas principais marcas do mercado revelou que os pais precisam ficar atentos.

As cadeiras infantis para refeição não passaram no primeiro teste realizado pela Proteste Associação de Consumidores. Dos cinco modelos avaliados, três foram eliminados devido ao risco de que bebês e crianças de até três anos se cortassem, prendessem os dedos e até se soltassem durante a refeição.

Por isso, Proteste está pedindo a retirada do mercado de três modelos para crianças de 6 meses a 3 anos (ou até 15 quilos): Bon Apetit, da Burigotto; Pocket Lunch da Chicco, e Standard da Galzerano por apresentarem riscos à segurança.

A Proteste pediu ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a revisão da certificação desses modelos. Ter acesso a produtos seguros é um direito básico do consumidor e não podemos permitir que seja desrespeitado, alerta Maria Inês Dolci, Coordenadora Institucional da Proteste.

O modelo Recreio, da Lenox Kiddo, foi eleito o melhor do teste e a escolha certa, por não apresentar qualquer falha de segurança, ser versátil e fácil de usar. O modelo Teddy Alta da Tramontina, não foi bem avaliado quanto a versatilidade por não ter apoio para os pés da criança e bandeja com porta copo.


Material foi reprovada pela Proteste

As cadeiras foram avaliadas para ver se tinham partes salientes ou expostas que pudessem cortar a criança, ou buracos que prendessem dedos, pés ou pele. O modelo Bon Apetit, da Burigotto, tem fendas maiores do que 7 mm e menores do que 12 mm, suficientes para prender o dedo de uma criança de até 3 anos, por exemplo. Além disso, sua borda superior tem um raio menor do que 5 mm, o que também é um perigo para crianças.

Uma cadeira segura deve ser equipada com um cinto suspensório para evitar que a criança escorregue para frente e para fora. Além disso, as tiras devem ser resistentes ao puxão forte de uma criança, sem danificar ou romper a fivela. Mas a fivela da cadeira Pocket Lunch, da Chicco, se abriu com um força menor do que 40 Newtons (medida de força), o que é um risco para uma criança de até 3 anos. Isso significa que, nessa faixa etária, ela pode abrir esse dispositivo e se levantar com facilidade, correndo o risco de cair, por isso foi eliminada da análise.

As cadeiras também devem ser resistentes e não podem se deteriorar, em função do uso contínuo, a ponto de comprometer sua segurança. Elas foram submetidas a impactos semelhantes aos do dia a dia. O Standard, da Galzerano, sofreu sérias avarias. A bandeja e o assento quebraram, demonstrando má qualidade do material e restaram pontas que podem ferir a criança, o que motivaram a eliminação.


 

Orientações aos pais
– Nos parques infantis, leia e obedeça todas as regras e restrições do parque e de cada brinquedo. Atenção às alturas mínima e máxima permitidas, assim como o peso suportado. Em caso de dúvida, tenha cautela e não se exponha a riscos.
– Na compra de brinquedos ou produtos voltados para o consumo infantil, os pais devem ficar atentos as indicações de uso, faixa etária, supervisão de adultos durante o uso.
– Confira se os brinquedos oferecem acessórios de segurança, barras ou qualquer suporte de proteção, no caso dos brinquedos em parques.
– Se algo lhe parecer errado ou inseguro, peça ajuda ao operadora do brinquedo e, se necessário, troque de cadeira.
– Ao acessar os brinquedos, evite usar pulseiras, colares compridos, roupas muito folgadas e echarpes. Se tiver cabelos longos, prenda-os. Escolha sapatos sem salto e que não se soltem facilmente dos pés.
– Em parques ou shoppings não acesse áreas restritas sem permissão.