Tudo que não envolver a resolução de problemas complexos que precisem de imaginação, criatividade, do uso de matemática e de ciência, tudo que não precise de auto-interação humana e do entendimento de contexto, será dramaticamente modificado por software e digitalização em geral, a ponto de algumas atividades profissionais desaparecerem. A previsão é do pesquisador da área de engenharia de software Silvio Romero de Lemos Meira.

Atividades que podem ser informatizadas mais rapidamente
São muitas as atividades expostas à automação e aos avanços tecnológicos. Boa parte do trabalho de advogados é pesquisar a jurisprudência e, a partir daí, preparar a síntese dos argumentos que serão usados para defender ou atacar. Já há softwares que fazem isso. É melhor do que pôr um time de advogados para fazer. Não é trabalho de alta complexidade cerebral, mas de busca, organização e correlacionamento. Há profissões relevantes agora e que vão sumir. Se informatizarmos as ruas, não haverá placas, faróis. O carro não vai estacionar onde não pode, a rua o informará disso. O guarda de trânsito já era. Imagine informatizar todo o dinheiro? Não há mais dinheiro físico circulando. Se é virtual, as transações ficam registradas. Minha contabilidade é sistêmica. Não vamos precisar mais contadores

Coisas que fazemos hoje seriam inimagináveis há 15 anos
Por exemplo, a edição de DNA, faceta de engenharia de software aplicada a sistemas biológicos. A área de inteligência artificial também. O software deve continuar definindo, no médio e no longo prazo, o que a humanidade faz de mais avançado. Se não tem software não faz sentido olhar como coisa avançada.

Atividades imunes
Segundo estudo da universidade de Oxford, a única profissão sem chance de ser informatizada nos próximos 25 anos é a de dentista. A resposta é sociotécnica: você teria coragem de abrir sua boca para um robô? Precisamos de um grau de confiança em quem vai fazer essa atividade.

Profissões do futuro
A profissão do futuro é escrever software. Veja a figura do professor criativo, que cria o material, o método. O que repete o material na sala de aula não está no futuro. O que cria, está. Simples assim. O que deve ser feito, não por governos, mas por cada um, é entender que a carreira é um longo processo de construção de conhecimento. Se você não estiver aprendendo como sua profissão vai mudar e ser substituída por novos exercícios, fatalmente vai bater no teto da carreira e não terá como ir para outro lugar.


CURTAS

*Movimento Paraná Competitivo oferece treinamento para melhoria da produtividade, através de parceria entre IBQP e Gemba Group vai capacitar equipes de empresas públicas e privadas, que será assinada pelo diretor presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira, e por Vânia Batista, fundadora da Gemba Group, com as presenças de embaixadores, executivos e conselheiros do Instituto, na próxima terça-feira (04), às 11 horas.

*Os coworkings estão cada vez mais populares entre profissionais autônomos, novos empreendedores e até mesmo para empresas que já tinham sede própria. Um exemplo é o escritório Ace Design, dos designers e decoradores Diego Ton e Bianca Lobo. Eles atuam em várias áreas do design, especialmente decoração, projetos de interiores, design de móveis e softwares relacionados. Há cerca de um mês deixaram o imóvel comercial, que foi sede da empresa por oito anos, para ocupar uma sala do Coworking Plano Forte.

*Evento ajuda empresas tradicionais a enfrentar e vencer a disrupção em seus mercados. O evento é gratuito, sendo solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível, de preferência feijão. Data: terça-feira, 04 de outubro.Horário: das 13h30 às 17h30. Entrada gratuita. Local: Opet Rebouças. Av. Getúlio Vargas, 892 – Rebouças. http://www.meetup.com/pt-BR/businesstransformation/events/234066988/


FRASE

Fé na vida, fé no ser humano e no que virá! Nós podemos mais e somos responsáveis pelo que será
(Gonzaguinha)


  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br