O Paraná Clube chegou à quinta derrota consecutiva nessa terça-feira (dia 4). O time perdeu por 3 a 2 para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde (MT), pela 29ª rodada da Série B. Com o resultado, ficou em 15º lugar, com 33 pontos – seis pontos acima da zona de rebaixamento.

Esse foi o segundo jogo do técnico Roberto Fernandes no comando do Paraná. Após perder por 4 a 0 para o Goiás na estreia, ele fez cinco mudanças no time titular para a partida dessa terça-feira.

O Luverdense chegou a cinco vitórias seguidas em casa e agora está na 11ª posição, com 42 pontos – seis pontos abaixo do G4.

ARBITRAGEM
O Paraná pediu pênalti em lance aos 30 minutos do 1º tempo, quando Everton bloqueou com o braço um cruzamento. O replay da TV deixa claro o uso do braço no lance.

ARTILHEIRO
O atacante Lúcio Flávio marcou um gol contra o Luverdense. Ele chegou a seis na Série B e segue como vice-artilheiro do time na competição, atrás de Robson, que fez oito e agora está no São Paulo. No total da temporada, Lúcio Flávio é o maior goleador do Paraná com 15 gols. O meia Nadson fez um gol na partida e chegou a seis no ano (dois na Série B).

ESCALAÇÃO
O Paraná não contava com Cristian e João Paulo. Roberto Fernandes sacou da equipe Leonardo, Lucas Taylor, Lucas Otávio, Fernandes e Karanga. E apostou em Pitty, Alisson, Uchoa, Henrique e Lúcio Flávio. O técnico armou o time no 5-4-1. A linha de quatro tinha Nadson (esquerda) e Henrique (direita) pelos lados do campo. O Luverdense não tinha o lateral-esquerdo Paulinho (ex-Paraná).

PRIMEIRO TEMPO
Aos 4 minutos, Henrique saiu lesionado. Entrou Guilherme Queiroz. O Paraná começou perdido em campo, com marcação confusa e cedendo espaços em todos os setores. O Luverdense não teve trabalho para marcar dois gols, um aos 17 e outro aos 23, ambos em cruzamentos de Moacir (ex-Paraná e Coritiba) e com finalizações de Alfredo. Mesmo desorganizado, o time paranaense criou chances, todas na base do talento individual – Diego Tavares e Nadson foram os destaques nesse aspecto. Aos 30, Roberto Fernandes mudou a equipe para o 4-2-3-1, passando Leandro Silva para a lateral-direita e Tavares para a meia-direita. Com a alteração, o Paraná melhorou e passou a criar boas jogadas. Aos 43, Rafael Carioca cruzou e Lúcio Flávio, de cabeça, marcou o gol.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou equilibrado. Sergio Mota fez um golaço de fora da área e anotou 3 a 1 no placar, aos 6 minutos. Aos 15, Diego Tavares sofreu pênalti. Nadson bateu e reduziu para 3 a 2. Aos 24, entrou o meia Murilo Rangel no lugar do volante Wellington Reis. Depois, o jogo ficou amarrado, com poucas jogadas ofensivas.

LUVERDENSE 3 x 2 PARANÁ
Luverdense: Diogo Silva, Moacir, Luiz Otávio, Everton e Raul Prata; Douglas Baggio, Jean Patrick, Ricardo, Sergio Mota (Caio) e Alfredo (Diogo Sodré); Hugo (Tozin). Técnico: Júnior Rocha.
Paraná: Marcos; Diego Tavares, Leandro Silva (Valber), Pitty, Alisson e Rafael Carioca; Wellington Reis (Murilo Rangel), Anderson Uchoa, Nadson e Henrique (Guilherme Queiroz); Lúcio Flávio. Técnico: Roberto Fernandes
Gols: Alfredo (17-1º e 23-1º), Lúcio Flávio (43-1º), Sergio Mota (6-2º) e Nadson (15-2º)
Cartões amarelos: Luiz Otávio, Raul Prata, Everton (L). Wellington Reis, Guilherme Queiroz, Pitty, Uchoa (P).
Árbitro: João Batista de Arruda
Público: 1.211
Local: estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Raul Prata cruza rasteiro. Pitty bloqueia o chute de Hugo.
7 – Alisson tira mal. Hugo avança e chuta para longe.
13 – Diego Tavares faz grande jogada e toca para Nadson. Ele chuta fraco, na pequena área. O goleiro salva.
17 – Gol do Luverdense. Moacir avança pela direita e cruza rasteiro. Alfredo toca no canto.
21 – Falta. Nadson bate sobre o gol.
23 – Gol do Luverdense. Moacir cruza. Alfredo cabeceia no alto.
24 – Nadson rouba do zagueiro, dribla um, invade a área e chute perto, ao lado.
30 – Diego Tavares cruza. Livre na área, Nadson chuta sobre o gol e perde gol feito.
38 – Falta próxima à área. Sergio Mota bate perto, ao lado.
43 – Gol do Paraná. Rafael Carioca cruza. Lúcio Flávio cabeceia no alto.

Segundo tempo
6 – Gol do Luverdense. Depois de escanteio, Sergio Mota pega rebote fora da área e manda uma bomba no ângulo.
9 – Sergio Mota bate escanteio. Everton cabeceia. Marcos defende.
14 – Diego Tavares invade a área e é derrubado por Raul Prata. Pênalti.
15 – Gol do Paraná. Nadson cobra à direita do goleiro, que cai para a esquerda.
23 – Nadson recebe na meia-lua e chuta. O goleiro segura.
33 – Guilherme Queiroz chuta de fora da área. O goleiro defende no canto.