Um time de experientes provadores está na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, para o julgamento dos lotes que chegaram à etapa final do Prêmio Café Qualidade Paraná deste ano. As provas começaram nesta quarta-feira (5) e terminam ao meio-dia de quinta-feira (6). Os vencedores serão anunciados no próximo dia 20.

O concurso busca identificar e valorizar os melhores cafés produzidos no Estado com o objetivo de fortalecer a posição paranaense na produção de cafés especiais. É uma estratégia para abrir aos nossos cafeicultores a possibilidade de conquistar novos mercados, ampliar os negócios e, com isso, aumentar a rentabilidade da atividade, esclarece o economista Paulo Sérgio Franzini, da Câmara Setorial do Café.

Estão na disputa 26 lotes de café natural e 17 de cereja descascado. Para chegar a esta fase, eles venceram classificatórias regionais em toda a zona cafeeira do Paraná, tendo superado mais de 240 concorrentes que iniciaram o certame. 

FINALISTAS – Os 43 cafeicultores finalistas são: 

Apucarana: Luiz Carlos Biz e Mauro Kiniti Sato.

Califórnia: Marcos Orlando Bramé.

Cambira: Aparecido Benedito Barlati, Evilásio Shigueaki Mori, Jaime André e Mitiko Yoshikawa Mori.

Carlópolis: Maria de Fátima da Silva e Maria Helena de Souza Conick.

Congonhinhas: Pâmela Ribeiro dos S. Mateus.

Cornélio Procópio: Antônio Olímpio Liranço e Orlando Van der Ostern.

Grandes Rios: Aroldo Santino da Silva, Claudemir Terracini, Gilberto Delatorre e Rogério Aparecido Pirolo.

Jacarezinho: Flávia Jacob Saldanha Rodrigues.

Jandaia do Sul: Patrick Rodrigues de Souza e Wilson Massarente.

Japira: Maria Aparecida Maciel.

Joaquim Távora: Ceres Trindade de Oliveira Santos, Loete do Carmo da Cruz e Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho.

Londrina: Reginaldo Ferrer Lopes.

Mandaguari: Edson Lopes, Fernando Ricardo Cedran, Jaime Rosseto, João Carlos Lopes, José Antônio Ricardo, José Carlos Rosseto, Marcos Gonçalves Rosseto e Roberval Simões Rodrigues.

Ribeirão Claro: Fábio Dória Scatolin, José Eduardo Correa Ferraz e Nelson Luiz Possetti.

Rolândia: André Nunes dos Santos e Arnaldo Nunes dos Santos.

Santa Mariana: Cornélia Margot Gamerschlag.

Santo Antônio da Platina: Cleonice dos Santos, Laurinda de Oliveira Bufalari e Osvaldo Sanches Garcia.

Tomazina: Laura Inocência de Freitas e Márcio de Godói.

A comissão julgadora é integrada por Francisco Barbosa (Ministério da Agricultura, Londrina-PR), Geórgia Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais, Curitiba-PR), Hélio Tuda (Café Jandaia, Jandaia do Sul-PR), Mário da Silva (Cocari, Mandaguari-PR), Oscar Peron (Outspan Importadora e Exportadora, Londrina-PR), Rogério Alves da Silva (Prefeitura de Ribeirão Claro-PR) e Sidney Veiga Araújo (Café Iguaçu, Cornélio Procópio-PR). Joana d´Arc Teixeira de Faria, Nelson Menoli Sobrinho e Osvaldo Martins Rodrigues, todos da Emater-PR, completam o grupo de avaliadores.

PREMIAÇÃO – O lote vencedor de cada categoria fica habilitado a representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Além disso, todos os classificados até a quinta posição têm garantida (pelo Governo do Paraná, com o apoio dos patrocinadores do certame) a compra dos lotes pelo valor da BM&FBovespa no dia 19 de outubro, acrescido de 25%.

REALIZAÇÃO – O Concurso Café Qualidade Paraná é uma promoção da Câmara Setorial do Café, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Iapar e Emater-PR, com apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, do Consórcio Pesquisa Café e de cooperativas, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no Estado.