O Paraná Clube é o vice-lanterna do returno da Série B. Nas dez rodadas desse segundo turno, o time somou apenas sete pontos — duas vitórias, um empate e sete derrotas. Divide essa posição com o Bragantino. Só o Oeste conseguiu ser pior nesse período, com seis pontos em dez partidas — uma vitória, três empates e seis derrotas.

No total das 29 rodadas da competição, o Paraná tem a defesa mais vazada, com 42 gols – média de 1,4 por jogo. Conseguiu ser pior que o Sampaio Corrêa, que levou 41 gols.

Apesar das cinco derrotas consecutivas e da crise de desempenho, o Paraná ainda corre pouco risco de rebaixamento. Segundo o site Mat.ufmg.br, o time tem 17% chances de cair. Os favoritos são Sampaio Corrêa (96%), Tupi (89%), Joinville (88%), Bragantino (77%) e Oeste (31%). Esses números são calculados considerando as partidas restantes e a força de cada equipe como mandante ou visitante, que é determinada com base no histórico recente na Série B.

Na reta final, o Paraná ainda enfrentará em casa: CRB, Vasco, Bragantino, Criciúma e Tupi. E enfrentará fora de casa: Joinville, Avaí, Paysandu e Ceará. Ou seja, ainda restam três confrontos diretos na luta contra o rebaixamento – dois deles na Vila Capanema.

O técnico Roberto Fernandes espera corrigir falhas da equipe nos próximos treinos. Eu vi uma evolução consistente de jogo, mas nenhum dos dois fomos merecedores da vitória. A conta não fecha e erramos mais que acertamos. Tomamos sete gols em duas partidas e fora da característica que eu gosto, que é ofensiva. Estamos buscando corrigir atrás, mas a equipe está mal preparada e não temos tempo para trabalhar, disse o treinador. A equipe chega numa reta final onde precisamos de tempo para trabalhar. Ela tem alguns vícios que não são corrigidos apenas com bate papo na concentração, mas com treinamento árduo, duro e repetição, mas é tudo que a gente não está tendo, afirmou.