Ontem todos os fiéis participaram de eventos de caráter religioso, cultural e artístico, marcando o Dia de São Francisco. A Itália tem várias cidades que fazem parte do imaginário dos católicos, lugares onde a veneração é constante: Pádua (Santo Antonio), Assis (São Francisco) são os destaques principais.

Giovanni di Pietro di Bernardone, que ficou conhecido no mundo como São Francisco de Assis, ao abandonar a vida mundana e adotar a pobreza , fundou a ordem dos Frades Menores.

Bernardone nasceu em Assis em 1181 e morreu em 3 de outubro de 1226. Ficou conhecido também como protetor dos animais, o que faz com que o dia 4 de outubro seja marcado por missas e benções aos animais de estimação, levados às igrejas pelos fiéis.

A cidade de Assis recebe milhões de turistas de todos os pontos do planeta, para rezar aos pés da tumba do santo e admirar as obras de arte que cobrem as paredes da igreja.

TURISMO NA UMBRIA
A região da Umbria é montanhosa, com várias colinas, uma paisagem rica em floresta e fontes de água. Cruzada pelos Apeninos, ganha assim muito vales. O lago Trasimeno é o maior.

Tendo Perugia como capital regional, destaca Terni, na província de mesmo nome. A Umbria tem influências culturais herdadas da civilização etrusca, que o turista vai encontrar em Todi, Bettona, Orvieto e Perugia. Spoleto guarda as mais importantes ruínas romanas. Spello é cidade onde os romanos deixaram marcas importantes e a Roma antiga está presente também em Assis e Gubbio.

A arquitetura romanesca está em toda parte, desde o início do século vinte, como a bela catedral de Spoleto e Assis, St. Silvestro e St. Michele em Bevagna. O estilo gótico alcançou alto nível e exemplos dessa fase estão por toda parte. A Renascença está presente em magníficos monumentos em Perugia, Gubbio, Todi.

MUSEUS
Perugia tem na Galeria Nacional da Umbria um dos acervos mais importantes de pinturas góticas, com obras primas de Ducio di Boninsegna, Beato Angelico, Piero della Franscesca. O Museu Nacional de Arqueologia da Umbria guarda uma rica coleção de arte etrusca.

Assisi, terra natal de São Francisco, um dos maiores santos do Cristianismo, tem como atração principal a Basílica de San Francesco, com afrescos de Giotto, mostrando 28 pinturas sobre a vida do santo. É preciso visitar a Pinacoteca Civica e o Museu da Catedral.

Spoleto tem a Galeria de arte contemporânea e Gubbio destaca o Museu Cívico, com o famoso conjunto Eugubine tables, sete placas de bronze do segundo século antes de Cristo. Foligno oferece como atração o Museu Arqueológico e a Pinacoteca Cívica.

ROTEIRO
Rica em história e em natureza, a Umbria tem a Cascata de Marmore, a mais alta da Itália, além das fontes de Clitunno e o Monte Subasio. Também se destacam a Basilica de Santa Maria degli Angeli e a Rocca Magiore.

Na antiga cidade de Spoleto, o Teatro Romano e o Arco Druso. Perto de Perugia, uma das atrações é o Ipogeo dei Volumini, uma tumba etrusca.

UMBRIA – A VERDADEIRA ITÁLIA
Se o brasileiro ouvir falar de Giovanni di Bernardone, de família originária de Lucca, e de Chiara di Favarone di Offrederacio, família de Assis, provavelmente não saberá do que se trata. Mas quem ouvir São Francisco e Santa Clara vai identificar logo a cidade de Assis, mesmo sem saber que fica na Úmbria.

A Umbria, chamada de coração verde da Itália, é um misto de Toscana e Provença, oferecendo tudo o que o viajante procura. Uma das regiões mais bonitas da Itália, onde a qualidade de vida ainda respira o ar puro dos campos e o progresso não alterou o ritmo do dia a dia. É o centro geográfico e espiritual do país de Dante Aleghieri e combina pintura, arquitetura, escultura, história, gastronomia, artesanato, autenticidade: tudo está lá, esperando pelo turista brasileiro.

Que começa a olhar com mais interesse para esta região tão privilegiada, distante cerca de 3 horas de carro de Roma e duas horas de Civitavecchia (perfeito programa para antes de um cruzeiro pelo Mediterrâneo, por exemplo).

A Úmbria é um museu. Mas é também uma imensidão de campos cobertos de parreirais, oliveiras e até tabaco .O verde é uma constante, a mesa é simples, forte e generosa e o ponto alto da gastronomia local é o diamante negro, o tartufo, a trufa. Nascendo debaixo da terra, junto das raízes do carvalho, é caçado com ajuda de cachorros treinados, que mostram o local onde se esconde a aromática e cara iguaria ( o tartufo pode custar até 5 mil euros o quilo: mais de 15 mil reais). Tudo depende do tipo, do aroma, da qualidade. A época de provar cogumelos selvagens como o fungo porcini e as trufas é o outono, ou seja, agora.

Na Antiguidade os romanos abriram a Via Flaminia, ligando a região à capital do império. Hoje o turista viaja sobre o asfalto, em modernas rodovias. Umbria vibra como uma luz na civilização que nasceu no fim da Idade Média, gerando a Renascença. Mudou a pintura das figuras chapadas, unilaterais, sempre de perfil, para mostrar perspectivas, um Homem consciente, uma nova visão do ser humano, que se afirmou entre os séculos XI e XVI, talvez a maior revolução da história da Humanidade.

São temas que estão nos afrescos das catedrais e das igrejas românicas, nas obras de Pinturicchio, esculturas de Andréa Pisano, afrescos de Giotto, pinturas de Ottaviano Nelli. E nas praças, como em Perugia ( capital da Úmbria), onde as fontes são assinadas por Giovanni Pisano.

UMBRIA É ÚNICA
Uma das poucas regiões da Itália sem contato com o mar e sem fronteira com outros países, a Úmbria faz do passado histórico medieval sua principal atração, presente em todas as esquinas. O que quer dizer que você vai subir muitas escadarias, passar por muitas ruas de calçadas irregulares e enfrentar muitas ladeiras íngremes. E tudo vai valer a pena.O povo acolhedor e simples se orgulha de morar na vera Itália e de ser o melhor italiano do país. O rio Tevere e o Lago Trasimeno ( o quarto maior da Itália) substituem as praias de outras regiões.

A Úmbria deu ao mundo São Francisco, o mais amado dos santos, propagador da pobreza e da humildade, mas que foi homenageado com uma suntuosa basílica, o ponto turístico mais procurado da região. A basílica começou a ser construída 2 anos após a morte do santo, em 1228, e recebeu obras de Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, cujos afrescos A Vida de São Francisco estão entre os mais famosos da Itália. Nem é preciso dizer que a basílica é um dos santuários cristãos mais famosos do mundo.

A cripta, visitada pelos peregrinos, guarda o túmulo de São Francisco. A cidade de Assis, medieval, está cheia de praças com fontes, casas com gerânios nas janelas, templo romano da época de Augusto, e entre outras igrejas, a Basílica di Santa Chiara, que guarda no seu interior roupas e objetos pessoais de São Francisco (o Irmão Sol) e de Santa Clara (Irmã Lua).

A cidade foi fundada pelos umbros, recebeu influência dos etruscos, que a dominaram durante séculos, mas recebeu identidade definitiva dos romanos. No município de Assisiun, como era chamada pelos romanos, ainda se pode ver o templo de Minerva, deusa da razão, das artes e da literatura, templos pagãos, Fórum Romano, anfiteatro, aquedutos e antigas muralhas romanas.

O brasileiro costuma visitar Assis durante 2 horas e seguir para outros pontos turísticos da Itália, esquecendo de ver as verdadeiras jóias preservadas na Úmbria.É preciso saber que há mais de cem mil igrejas na Itália, quase todas merecedoras de uma visita, seja por seu aspecto arquitetônico, seja pelas obras de arte em seu interior. Mosaicos bizantinos, afrescos renascentistas, crucifixos de madeira policromada, assinados por grandes artistas ou por artistas incógnitos, tudo vale uma viagem.


DESTAQUES

Oktober Fest
Enquanto a festa de Munique chega ao fim, começa em Blumenau uma das maiores festas da cerveja no mundo. O sucesso do evento, criado para apagar a má impressão deixada por uma enchente há anos, foi tanto, que hoje Blumenau nem precisa mais fazer propaganda. Mas vai um recado aos homens: na Alemanha, até a maneira de amarrar o avental do traje típico – o Dirnl – , usado por todas as mulheres na festa, tem sua mensagem. Fique atento: o laço amarrado no lado esquerdo da cintura, quer dizer que a mulher é solteira e descompromissada. No meio da cintura – bastante mais raro – quer dizer que a jovem é virgem. E no lado direito, é melhor tomar cuidado: sinal de que existe casamento, noivado ou compromisso com um companheiro.

Círio de Nazaré
Perto de dois milhões de romeiros participam, no segundo domingo de outubro, da maior festa católica do Brasil. A capital paraense fica pequena para acolher tantos fiéis no Círio de Nazaré. Já na véspera acontecem tomarias, antecedendo a grande procissão, percorrendo as avenidas de Belém e de Ananindeua, município da região metropolitana.

Um desfile com quase mil barcos conduzem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pela Baía de Guajará, saindo de Icoaraci até o cais da capital. Durante a noite a imagem faz o percurso inverso do Círio, saindo da Basília de Nazaré para a Catedral da Sé, no centro histórico de Belém.

Hotéis e pousadas da cidade costumam lotar com muita antecedência e sempre há mais de 50 mil turistas acompanhando o Círio pelos 4,5 quilômetros do trajeto entre a catedral e a Basílica de Nazaré. Do interior do Pará e de outras regiões da Amazônia, navios, barcos, ônibus circulam lotados de passageiros. As Forças Armadas, Polícia Militar e Civil, controlam as ruas, para que tudo seja festa. Mais do que nunca é preciso rezar. Pela paz no mundo, em nosso país, por maior entendimento entre todos.

Tintim no Grand Palais
O Grand Palais de Paris é um dos principais locais de grandes exposições. E por lá só se destacam os artistas mais famosos. Desta vez é o pai de Tintim, o belga Hervé, quem está em primeiro plano, em uma exposição que realça a fama de seu personagem, Tintim, um dos primeiros nomes ligados à Bélgica. Nós publicamos aqui, durante duas semanas, matérias sobre Tintim, um precursor dos jornalistas que relatam viagens exóticas. Agora ficou definitivamente comprovada a força do jovem personagem, sempre acompanhado de seu fiel cachorro, seus amigos inseparáveis, sua família. Um grande embaixador da Bélgica, onde existe um verdadeiro culto ao desenho de Hervé, com direito a museu em Bruxelas e muitos objetos especiais para colecionadores vendidos pelo país todo.