SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O número de mortos registrado no Haiti devido à passagem do furacão Matthew subiu para 842 no fim da manhã desta sexta (7), de acordo com contagem oficial divulgada pela agência de notícias Reuters. A Defesa Civil do Haiti informou que 61.500 pessoas desabrigadas devido à destruição provocada pelo furacão permanecem em abrigos temporários.

O Haiti enfrenta sua maior crise humanitária desde 2010, quando um terremoto matou mais de 200 mil pessoas no país.

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) afirmou nesta quinta-feira (6) que está se preparando para um possível surto de cólera no país depois da passagem do furacão, já que as inundações podem contaminar a água. A devastação no Haiti levou ao adiamento na eleição presidencial marcada para o próximo domingo (9).

O furacão Matthew se aproxima na manhã desta sexta-feira (7) da costa do Estado americano da Flórida, onde 2 milhões de pessoas foram orientados pelas autoridades a fugir para o interior. Ficaram sem luz mais de 300 mil habitantes do Estado.

Devido ao furacão, o presidente Barack Obama declarou emergência na Flórida , na Carolina do Sul e na Carolina do Norte. Na costa, são esperadas ondas perigosas de até 2,5 metros, e até 35 milímetros de chuva em algumas localidades. Companhias aéreas cancelaram mais de 1.500 voos no período, segundo o site Flight Aware.

Todos os parques de diversão de Orlando foram fechados nesta sexta. Com ventos de até 130 km/h, o Matthew é o maior furacão a ameaçar atingir os EUA em mais de uma década.