É bem interessante verificar como os telejornais, de uma maneira geral mesmo, modificaram aos poucos a sua maneira de se apresentar, deixando meio que de lado os assuntos policialescos ou entendidos como de maior apelo de audiência, pelo noticiário político. Iniciativa deles? Claro que não. Souberam apenas usar a sensibilidade para perceber e rapidamente procurar atender uma clara reivindicação do próprio telespectador. Os assuntos políticos e de maior interesse da população foram priorizados em todos os espelhos, sempre destacados antes que os demais, em alguns casos, entendidos como simples consequência. Uma diferença de comportamento que nos leva a entender como absolutamente lógica e justificada a reclamação de várias emissoras da Rede Record, em se diminuir a carga do noticiário policial ao longo da programação. Tem tudo a ver. A busca de uma maior e melhor audiência não passa mais por aí.


TV Tudo

Gente grande
O trabalho da CNN na cobertura do furacão Matthew foi outra demonstração do que o bom jornalismo é capaz de oferecer. Antes de tudo, um trabalho de coragem, sem medo de correr riscos.

Time delay – 1
O segundo turno das eleições levou as grandes redes a usarem estratégias diferentes para organizar suas grades, até pelo fato de uma cidade como São Paulo se desobrigar da propaganda política. Todas procuraram resolver o problema a seu jeito.

Time delay – 2
A Globo, nas praças do segundo turno, passou a iniciar o Jornal Nacional às 20h15, para interromper as 20h30 e cumprir os 20 minutos obrigatórios. São Paulo e as demais cidades, que já tiveram as eleições decididas, levam ao ar os 15 minutos iniciais que as outras praças já assistiram. E todas voltam a se encontrar, ao vivo, a partir das 20h50.

Gravando
Otávio Mesquita começou no sábado e deve completar hoje as gravações do primeiro OM – Operação Mesquita, que vai ocupar o começo das tardes de sábado do SBT. Estreia na segunda quinzena de novembro e vai direto daí em diante, sem parar, mesmo nas férias do fim do ano.

Alívio
O fim da primeira fase de A Lei do Amor, de certa maneira, poderá restabelecer um clima de maior harmonia no seu elenco. As relações de alguns atores com a diretora Denise Saraceni, neste começo da novela, nunca foram das mais harmoniosas.

Divulgação

Gravando
Wanessa Camargo, Bruno e Marrone, Cesar Menotti e Fabiano, Cris Flores e Adriana Alves, entre outros, estão participando ativamente do Duelo de Mães, novo programa da Ticiana Villas Boas no SBT. As gravações, em um ritmo dos mais divertidos, seguem até o próximo dia 20.

É hoje
Está combinada para esta segunda-feira, ainda na parte da manhã, a assinatura de contrato do Boris Casoy com a Rede TV!. Depois de uma semana de descanso, após seu desligamento na Band, ele se integrará imediatamente a equipe do Rede TV News, telejornal que irá apresentar a partir da próxima semana.

Curioso
A GfK tem operado normalmente e enviado os seus relatórios aos clientes interessados, desde 1º de julho. No entanto, as divulgações dos números de audiência, mesmo por parte das emissoras associadas a ela – Rede TV!, SBT e Record – continuam sendo os do Ibope.

Virar a chave
Está muito claro, e a própria GfK confirma isso, que a decisão de divulgar ou não os seus resultados é uma decisão que cabe unicamente aos clientes dela. Oficiosamente, o que se sabe, é que os números da Globo são muito bons, assim como os da Record e SBT não apresentam grandes surpresas.

Situação complicada
A alta cúpula da Record, em São Paulo, precisa ser avisada de uma crise das mais desagradáveis no jornalismo da sua emissora em Macapá. A cobrança por melhorias nas condições de trabalho, levou a direção de lá a instalar um clima de terror em todos os funcionários, inclusive com as piores ameaças. Assédio moral da pior espécie. Muito grave isso.


Bate – Rebate

  • Começaram as movimentações no Fox Sports para o programa semanal de Oscar Schmidt…
  • … Já ficou acertado que as gravações serão em São Paulo, para exibição nas noites de sexta-feira.
  • A partir do dia 17, às 23h30, Pai Herói, novela de Janete Clair, vai substituir Laços de Família no Viva…
  • … Viva que ainda hoje tem hoje a estreia de Torre de Babel, e A Gata Comeu, no dia 24.
  • Mesmo com a contratação de Boris Casoy, existem boas possibilidades do jornalista e apresentador Sergio Cursino ser aproveitado em um outro projeto da casa…
  • … O diretor de jornalismo Franz Vacek está cuidando pessoalmente desse assunto.
  • Record e Xuxa ainda não conversaram sobre a mudança do programa dela para os sábados…
  • … Mas, internamente, já se coloca esta decisão como irreversível.
  • E nesta segunda, Xuxa não vai embarcar em especial do Dia da Criança. Programa normal, com Maria Paula, Nany People e Zé Felipe.
  • Faltam apenas 5 capítulos para a equipe do autor Renato Modesto encerrar os trabalhos de A Terra Prometida.
  • A novela terá um total de 130 capítulos.

C’est fini

Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm, do sucesso Totalmente Demais, entregaram sinopse de uma nova novela para a faixa das 19h da Globo. Agora, estão aguardando resposta da Teledramaturgia, leia-se Silvio de Abreu. Trata-se de uma dupla que está em alta na emissora, com um bom trabalho atrás do outro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!