Não é preciso ser psicólogo pra saber e sentir o quanto um abraço faz bem. A sensação de sentir-se protegido, acarinhado, aconchegado… A sensação de proteger, dar carinho, aconchegar alguém… A solidariedade no momento da dor, a calma na hora do desespero… Tudo isso é representado – bem representado – por um abraço. É um gesto de intimidade e amizade profunda que deve ser respeitado como tal.

A escritora Kathleen Keating ficou conhecida em todo o mundo quando lançou a ideia da Terapia do Abraço. Quantos de nós não falamos, especialmente com as crianças, sobre o poder curativo de um abraço? Um abraço muitas vezes ajuda a acalmar tristezas e desilusões. (A razão é até científica, porque o abraço ajuda a resgatar o ritmo mais lento da respiração, auxiliando no controle da pulsação.) O abraço tranquiliza!

Pois é de ser ficar chocado ao saber que algumas escolas norte-americanas proíbem o abraço entre as crianças! Colégios em diversos estados, como Texas e Flórida, estão causando polêmica ao proibir o gesto de afeto. Os argumentos são igualmente esquisitos: Alguns abraços são longos e próximos demais. Às vezes também o abraço é indesejado para um dos alunos, foi o que disse Victoria Sharts, diretora da escola Percy Julian, em Chicago.

A proibição já provocou a grita de muitos nos EUA. O jornalista Leonard Pitts Jr, do Miami Herald, por exemplo, critica o que chamou de regulação da mais simples interação humana, apontando que a medida pode nos tornar quase robôs. Em uma época em que palestrantes motivacionais nos convidam a abraçar o desconhecido que está ao lado para criar uma atmosfera positiva; em que Juan Mann ficou mundialmente famoso ao andar por ruas movimentadas segurando uma plaquinha com os dizeres abraços grátis, abraçando quem visse pela frente e arrancando muitos sorrisos; em que adolescentes se cumprimentam com afetuosos e terapêuticos abraços, como entender quem, por puro moralismo, prega o ‘não-afeto’? O mundo precisa de mais abraços!

De acordo com Keating, a Terapia do Abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz, e fazer com que a pessoa mais segura entre nós se sinta ainda mais segura.

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.