Final de ano chegando – graças a Deus -, está mais do que na hora de resolver sua viagem de festas. Quem escolhe o Hemisfério Norte vai de encontro ao frio, à neve, às chuvas. Nada de assustar aos que procuram estações de esqui e todos os seus confortos e mordomias, nos hotéis e resorts de inverno.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Folclore e fondue: boa receita de uma noitada suíça

Se a viagem será apenas para curtir o clima de festas natalinas e Ano Novo é bom ficar atento. A melhor opção é escolher grandes cidades, o que vai facilitar encontrar restaurantes e até lojas abertas durante o período. Nas cidades menores, tudo permanece fechado, de hotéis a mercados, de lojas de souvenirs a museus e restaurantes. Diminuem as ofertas, sem deixar espaço para muitas escolhas.

Nas cidades grandes a vida é mais movimentada , sempre haverá um hotel de bom nível organizando jantares festivos e se a cidade for turística, com certeza algumas lojas e boutiques vão abrir as portas. Nos teatros haverá apresentação de ballets e concertos. Principalmente em portos de escala de navios de cruzeiros ou viagens fluviais.


Beira mar, história, modernidade, grandes museus, gastronomia, hotéis únicos: Barcelona, sempre

Também é bom escolher destinos onde o frio não é tão rigoroso. Na Suíça, a região de Lugano, Locarno, Belinzona, se destaca pelos hotéis luxuosos, confortáveis, que funcionam durante o ano todo. A paisagem se mantém bonita, o ambiente é italiano e até a língua oficial é o italiano, o que faz com que muitos digam que o Ticino é a Itália que deu certo. Brincadeiras à parte, com certeza é a região que combinou muito bem o bem viver italiano, a gastronomia perfeita (agora é tempo de trufas, maravilhas da culinária internacional, perfeitas para o final de ano. Custam caro, mas valem a pena). E a eficiência e rigor da Suíça.


Cascais, pertinho de Lisboa e com excelentes hotéis e restaurantes, para quem gosta do que é bom

Outra boa opção são os cruzeiros fluviais, que deslizam pelas principais cidades de cada país, dependendo do rio escolhido. Durante a viagem há passeios já incluídos nos roteiros, mas quem preferir apenas curtir a paisagem branca de neve, sempre presente em algumas escalas, vai ter todos os espaços dos confortáveis navios-barcos à disposição, enquanto ouve música, aproveita para colocar a leitura em dia, dispensa o computador por alguns dias (embora haja internet a bordo).


Piscina aquecida é boa pedida para quem viaja no interno. A da foto é da fortaleza transformada em pousada de luxo da rede Pestana, em Cascais

Se a vontade é de ver os famosos Mercados Natalinos da Europa, é bom saber que eles costumam fechar até o dia 23 de dezembro. Então, se a viagem incluir Natal e Ano Novo a bordo, provavelmente os mercados já serão opção para … o próximo ano. Em compensação, todos os dias há uma atração a bordo: concertos com artistas famosos de cada cidade, folclore, aulas de preparo de alguma especialidade local, degustação de vinhos ou cervejas, conforme o roteiro. Em dias festivos, pode acontecer um espetáculo de música na parte da manhã e os almoços e jantares serão especiais. No Ano Novo, a chance de assistir a um concerto em Viena, por exemplo, e ver os fogos de artifício típicos da época. É bom saber também que os cruzeiros fluviais de Natal e Ano Novo costumam ser os últimos da temporada. Depois, só em maio.


Espanha pode ser boa escolha para um inverno mais ameno

De qualquer maneira é melhor escolher um bom hotel, em uma cidade grande ou turística, que possa oferecer o ambiente festivo, tenha sua piscina aquecida para o relax perfeito e ofereça opções de restaurantes. O bom é estar com a família, curtindo uma lareira acesa, uma especialidade que por aqui não é comum, vendo as principais atrações do lugar. Se procura lugares de frio menos rigoroso, pense em Roma, cidades da Provença, da Espanha, de Portugal. Ou faça as malas e vá direto para os Emirados Árabes. O clima será perfeito e tudo vai estar funcionando a pleno vapor. Os hotéis de nível são de sonho e os serviços não param nunca. Aproveite. Só não pense em Grécia, que nesta época do ano não corresponde aos folhetos e livros turísticos. Espere o mês de maio voltar.