O Portal Hora Dourada (http://horadourada.com.br) foi lançado nacionalmente ontem. O objetivo é construir uma grande rede de fotógrafos e fotógrafas de nascimento que atuam em diferentes estados para disseminar informação de qualidade a respeito do parto. A iniciativa foi uma das selecionadas entre 386 projetos inscritos para receber o apoio do Social Good Lab Brasil — laboratório que ajuda a viabilizar projetos de impacto social que usam tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo.

Este é um movimento social. Nossa intenção é mobilizar profissionais de todos os cantos do Brasil para que possamos mudar a realidade de parto em nosso país, conta Vívian Scaggiante, fotógrafa de Florianópolis (SC) que participou da idealização do projeto e é pioneira na fotografia de nascimento.
No portal, os casais terão acesso a vídeos informativos sobre gestação, parto e pós-parto com imagens de nascimento e entrevistas com profissionais de diferentes áreas. Buscar informação é o primeiro passo para a construção da autonomia e o empoderamento da mulher, fundamental para a melhoria da qualidade do atendimento ao parto e nascimento no país.
No Brasil, a cesariana é responsável por mais da metade dos nascimentos. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices chegam a 84% na rede particular e a 40% na rede pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cesarianas sejam realizadas em menos de 15% das gestações.
Também estão sendo divulgados na página depoimentos de casais e profissionais que trabalham com atendimento ao parto. Os relatos apresentam diferentes pontos de vista sobre a importância de imagens de nascimento. Acreditamos que essas imagens tocam a alma quando mostram o amor puro, diz Suzanne Shub, que também fez parte da idealização do projeto.