O Atlético Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, nessa quinta-feira (dia 13) à noite, em Porto Alegre, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense deixou a zona de classificação para a Libertadores, o chamado G6. Caiu agora para a 8ª colocação, com 45 pontos. A equipe gaúcha está em 7º lugar com 46 pontos. O 6º colocado é o Fluminense, com 46 pontos.

Na próxima rodada, no domingo, o Atlético enfrenta o Coritiba na Vila Capanema.

O resultado levou o Atlético a um recorde negativo. Agora é o time com a maior sequência de derrotas fora de casa do Brasileirão 2016, com sete. Antes, a marca negativa pertencia ao América-MG, com seis derrotas seguidas entre a 7ª e a 16ª rodadas.

DESEMPENHO
O Atlético teve desempenho pífio na partida. O meio-campo não jogou e não marcou. O Grêmio é o time com maior média de finalizações por jogo do Brasileirão, com 15 por jogo. Na partida contra o Atlético, a equipe gaúcha somou 28 finalizações (contra quatro do Atlético). Weverton foi bombardeado e fez boas defesas, mas falhou no único gol da partida.

FATOR CAMPO
O Grêmio é o 6º melhor mandante do Brasileirão, com 33 pontos em 15 jogos. O Atlético é o 2º pior visitante, com 7 pontos em 15 partidas (empatado com Santa Cruz e Figueirense).

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 49 jogos no comando do Atlético, agora com 23 vitórias, 8 empates e 18 derrotas.

ARBITRAGEM
O árbitro poderia ter marcado pênalti para o Grêmio aos 13 minutos do 2º tempo, quando Léo empurrou Luan dentro da área. O atacante caiu, mas Péricles Bassols mandou o lance seguir. É um lance polêmico, que depende da interpretação de cada árbitro.

ESCALAÇÃO
Na partida, Autuori não contava com Lucas Fernandes, suspenso, e sete em recuperação: Nicolas, Luan, André Lima, Sidcley, Deivid, Luciano Cabral e Nikão. O time foi armado no esquema tático 4-2-3-1. A principal novidade era a estreia no profissional do lateral-esquerdo Renan Lodi, 18 anos. A linha de três meias tinha Marcos Guilherme (direita), Lucho González (centro) e Hernani (esquerda). O Grêmio não tinha Grohe, Negueba e Gabriel. Renato Gaúcho também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O meio-campo do Atlético não marcou e não jogou no primeiro tempo. O Grêmio teve facilidade para controlar a partida e bombardear o gol de Weverton. O time gaúcho teve 17 finalizações no 1º tempo e nove delas no gol. Weverton era o destaque do jogo até os 46 minutos, quando rebateu mal um chute de Edilson. Pedro Rocha aproveitou e fez 1 a 0. O Atlético não criou boas jogadas ofensivas nesse período – apenas duas finalizações, ambas sem perigo.

SUBSTITUIÇÕES
No intervalo, Autuori tirou o volante Rossetto e colocou o centroavante Guilherme Schettine. O esquema seguiu o 4-2-3-1, já que Hernani ficou como volante e Pablo, na meia-esquerda. Aos 16, Paulo André saiu lesionado. Entrou Wanderson. Aos 24, troca de um ponta por outro: saiu Marcos Guilherme e entrou Juninho. O Grêmio fez suas substituições apenas após os 29 minutos.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo recomeçou no mesmo ritmo: o Grêmio dominando e finalizando com facilidade. Aos 9 minutos, Luan cobrou falta na trave. O Atlético não conseguiu reagir e foi dominado até o final.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 44,6% de posse de bola, 4 finalizações (1 certa), 73% de precisãos nos passes e lançamentos e 4 escanteios. O Grêmio somou 28 finalizações (10 certas), 83% nos passes e lançamentos e 7 escanteios. Os dados são do WhoScored.

GRÊMIO 1 x 0 ATLÉTICO-PR
Grêmio: Bruno Grassi; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jailson), Douglas (Lincoln) e Pedro Rocha (Everton); Luan. Técnico: Renato Gaúcho
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André (Wanderson), Thiago Heleno e Renan Lodi; Otávio, Rossetto (Guilherme Schettine), Marcos Guilherme (Juninho), Lucho Gonzalez e Hernani; Pablo. Técnico: Paulo Autuori
Gol: Pedro Rocha (46-1º)
Cartões amarelos: Lucho González, Weverton, Hernani, Juninho (A). Luan, Everton (G).
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Público: 16.123 pagantes (17.899 total)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Falta na direita. Douglas cruza. Geromel cabeceia fraco. Weverton segura.
6 – Douglas chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
19 – Edilson chuta de longe. Weverton segura no alto.
21 – Do círculo central, Maicon tenta encobrir Weverton. A bola vai perto, sobre o gol.
23 – Walace dribla Léo e Paulo André. E chuta da meia-lua. A bola passa perto.
30 – Luan chuta de fora da área. Weverton espalma no canto.
31 – Luan chuta de longe. Weverton segura no centro.
32 – Léo cruza. Pablo cabeceia sobre o gol.
42 – Walace chuta de fora da área. Weverton espalma no canto. Ramiro pega o rebote e chuta. Weverton abafa.
45 – Douglas chuta da meia-lua. Weverton defende no canto.
46 – Gol do Grêmio. Edilson chuta cruzado. Weverton rebate mal. A bola sobra para Pedro Rocha, que marca.

Segundo tempo
1 – Luan tabela, recebe na meia-lua e chuta perto, ao lado.
9 – Falta frontal. Luan bate rasteira. A bola toca na trave.
12 – Ramiro cruza com perigo. Thiago Heleno tira antes que Walace complete.
13 – Luan invade a área e cai ao dividir com Léo. Pênalti? Lance polêmico.
42 – Douglas chuta. A bola desvia na zaga. Everton fica na cara do gol e chuta. Weverton salva com os pés.