O juiz Guilherme Hernandes Denz, do Tribunal de Justiça do Paraná, atendeu ao recurso da Defensoria Pública do Estado e suspendeu os mandados de reintegração de posse expedidos contra 13 escolas ocupadas em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A decisão paralisa os pedidos de reintegração movidos pelo governo do Estado, em trâmite na Vara da Fazenda Pública de São José. Na segunda-feira, a Justiça já havia negado pedido de reintegração de posse solicitado pela Secretaria de Educação do Paraná para algumas instituições de ensino do interior do estado.

De acordo com a União Paranaense de Estudantes Secundaristas, a UPES, 400 colégios estaduais e quatro universidades estão ocupadas pelos alunos, segundo balanço das 22 horas de sexta (15). No entanto, de acordo com a Secretaria de Educação, o número é menor, ao todo 200 escolas interditadas. 

A reforma proposta pelo governo federal foi tema de seminários que aconteceram nessa quinta-feira nas regionais de educação. Cerca de setecentos alunos, professores e pais participaram das discussões. O relatório dos debates vai ser entregue no próximo dia 18 ao ministro da Educação, Mendonça Filho. Mesmo com as ocupações, alguns alunos da rede pública acreditam que apenas o diálogo já é o suficiente.

Os estudantes são contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal que prevê, entre outras coisas, mudanças da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Em nota, o MEC afirma que as medidas estão sendo preparadas com base em avaliações técnicas rigorosas e estão alinhadas com aquilo que defendem os especialistas em educação do País. Trata-se de uma mudança fundamental, que deixará o currículo flexível e articulado com o ensino técnico-profissionalizante.