Depois de um dia de temperatura bastante elevada, com termômetros passando dos 31ºC, nesta segunda-feira (17), Curitiba ainda teve chuva forte durante a noite. A instabilidade já era esperada, e começou por volta das 20 horas a oeste da Capital.

Na esquina das ruas Visconde de Nacar e Vicente Machado, no Centro de Curitiba, a rua alagou quase cobrindo os carros. Vários outros alagamentos foram registrados, principalmente na região central. Houve ocorrências até na Boca Maldita. Na região da Avenida Visconde de Guarapuava, a chuva forte acompanhada de ventos e raios, deixou o tráfego lento. A avenida Silva Jardim teve o mesmo problema. O bairro Mercês também registrou alagamentos.

Segundo o simepar, choveu 25,4 mm em Curitiba em 1 hora (a maior parte em apenas 30 minutos). A média histórica para o mês de outubro é de 142 mm. Esse cenário deve se repetir todos os dias desta semana, sempre entre o final da tarde e início da noite.

Outros municípios da Grande Curitiba também foram atingidos pela chuva forte no final da tarde. Uma área de chuva moderada e com raios evoluiu pelos municípios do oeste da capital — Campo Largo, Campo Magro, Araucária — e atingiu quase todos os bairros de Curitiba. Com o deslocamento para leste a chuva avançou sobre São José dos Pinhais, Pinhais e Piraquara.

Desde a tarde de segunda-feira, essa linha de instabilidade estava presente no Paraná, provocando chuva e, também, muitas descargas atmosféricas. Essa linha de instabilidade foi alimentada pelas altas temperaturas durante todo o dia no Paraná. De tarde, as máximas chegaram a passar dos 35ºC em Londrina, no Norte do Estado, em Campo Mourão, no Centro-Oeste, e em Toledo, no Oeste paranaense.

Terça-feira

A previsão para esta terça-feira (18) não é diferente. Novamente faz calor desde cedo, mesmo em Curitiba. A máxima na Capital deve atingir oura vez os 30ºC. No interior faz mais calor ainda. Com isso, como é típico da estação, até o final da tarde novas chuvas devem atingir o Estado.

Essa condição se repete até o final de semana em Curitiba, com manhãs e tardes quentes, chuva no final do dia, e madrugadas com marcas amenas.

Em Curitiba choveu 25,4 mm em 1 hora (maior parte em apenas 30 minutos). Média histórica de Outubro é de 142 mm.