Pai Herói estreou na segunda-feira, proporcionando a todos a oportunidade de rever ou pela primeira vez assistir outro grande trabalho de Janete Clair. O Viva, cada dia mais se constata, é um canal que passou a ser essencial, pela sua capacidade de resgatar momentos que foram importantes e colaboraram de maneira tão decisiva para o crescimento da história da televisão brasileira. O primeiro capítulo de Pai Herói, realizada em 1979, além da singularidade da ocasião, revelou as tamanhas diferenças que hoje existem na produção de novelas, a começar pelo reduzido número de câmeras em sua produção. Fora o braço, para operar equipamentos bem mais pesados que os atuais, a exigência era muito maior para se chegar aos movimentos, enquadramentos e ângulos desejados, solicitados pelos diretores Walter Avancini, Gonzaga Blota e Roberto Talma. Em sua reexibição, Pai Herói, não fosse o que significa, nos sensibiliza também por todos os seus detalhes.


TV Tudo

Composé
A direção de jornalismo da Record botou ordem na casa, proibindo repórteres que usavam as redes sociais para se transformar em garotas-propaganda e pagar permutas de roupas. Todas foram avisadas para parar imediatamente com isso.

Xuxa diferente
Toda a gravação do programa da Xuxa, nesta quarta-feira, será em externas, na casa dela. E terá como convidados Luiz Bacci e Wanessa Camargo, inclusive prestando homenagens aos dois.

De duas, uma
A ideia da Xuxa gravar em externas, de acordo com alguns, é um teste que, se funcionar, poderá ser adotada no ano que vem. Outros, no entanto, informam que esta será uma situação excepcional, em função de um problema nos estúdios de Vargem Grande.

A propósito
Foi mesmo fixada para 15 de dezembro a inauguração das novas instalações da TV Record – Rio, em Vargem Grande. Já se está se programando para a ocasião a realização de uma festa de apresentação para o mercado.

Bem de leve
O SBT, discretamente, deu uma escanteada no Chaves, hoje reduzido a quase nada em sua programação. Até mesmo o começo das noites de sábado, onde ele ainda se encontra, será em breve ocupado pelo novo programa do Otávio Mesquita.

Prestação de serviço
Graças aos helicópteros do comandante Hamilton, a serviço da Record, antes, e o da Globo, depois, foi possível recapturar vários presos que fugiram do Hospital de Custódia de Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha. Fizeram o trabalho que o Águia da Polícia Militar deveria ter feito e não fez.

Tem que esperar
Todas as anunciadas mudanças na programação da Record para o ano que vem observam, nesta semana, pelo chamado compasso de espera. Isto em função da viagem do vice Marcelo Silva ao Mipcom, em Cannes.

Globo/Maurício Fidalgo/divulgação

Rafael Vitti, Ana Beatriz Nogueira e Marina Moschen estão no elenco de Rock Story

Gravando
O diretor Dennis Carvalho inicia nesta quarta-feira as gravações de Rock Story, próxima das sete, na cidade cenográfica do Projac. Na reprodução de um quarteirão do bairro carioca da Glória, foram construídos um salão de beleza, padaria e uma churrascaria, com todos os detalhes que esses locais têm direito.

Vem aí
Um programa na internet sobre temas do cotidiano, já com seu piloto em fase de edição, é a nova investida da jornalista e atriz Valéria Monteiro. É um trabalho autoral e que considero ser um recomeço verdadeiro em minha carreira, fruto de um projeto de muitos anos, diz Valéria.


Bate – Rebate

  • Monica Torres começa a gravar A Lei do Amor na Globo, fazendo Lia, atual mulher de Olavo (Tato Gabus)…
  • … A personagem terá suas primeiras cenas exibidas no capítulo 32, em novembro.
  • Record também liberou Luiz Bacci, além do César Filho, para o Teleton.
  • Juca Kfouri será o convidado especial do Cartão Verde, da Cultura, nesta quinta.
  • Apesar dos últimos acontecimentos e da dispensa de vários funcionários, a TV Gazeta – SP manteve a gravação da sua mensagem de fim de ano na semana que vem.
  • Record cancelou a realização do debate Crivela versus Freixo no segundo turno…
  • … A sua direção jura de pés juntos que não foi para ajudar o candidato da igreja…
  • De qualquer maneira, Band, Globo e Rede TV!, que realizou ontem, mantiveram suas agendas.
  •  O Cozinheiros em Ação, parceria Moonshot e GNT, apresentado por Olivier Anquier, vai receber nesta quinta-feira a blogueira Faby Zanelati, do Pimenta no Reino.   
  • SBT e Band, as duas, já estão se mexendo para a transmissão do carnaval da Bahia no ano que vem.

C´est fini

Na próxima segunda, o X Factor Brasil começa as suas edições ao vivo, diretamente dos estúdios da Quanta, em São Paulo. Serão 10 episódios, também definitivos para o futuro do programa. Os seus resultados irão definir a realização ou não de uma próxima temporada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!