O Atlético Paranaense está na briga por uma vaga na Copa Libertadores mesmo com uma crise no setor ofensivo. É apenas o 16º do Campeonato Brasileiro em gols marcados, com 32 em 31 rodadas. Apesar desse número negativo, o time tem uma carta na manga no aspecto ofensivo: os chutes de fora da área.

Como mandante, o Atlético é quem mais marca gols de fora da área. Foram seis dessa forma. Considerando as partidas em casa e fora, o time paranaense é o terceiro colocado nesse quesito, com sete gols, atrás apenas do Botafogo e do Santos (dois integrantes do G6), que fizeram nove gols de fora da área cada.

Os responsáveis pelos sete gols de fora da área do Atlético são o volante/meia Rossetto, com dois, e outros cinco jogadores, com um gol cada: o centroavante André Lima, os volante Deivid e Hernani, o meia Nikão e o atacante Walter.

No domingo, o Atlético venceu o Coritiba com um belo chute de fora da área de Rossetto.

Apesar da quantidade de gols dessa forma, o Atlético não abusa dos chutes de fora da área. É apenas o 17º do Brasileirão no número de finalizações desse setor, com média de 5,2 por jogo. O Grêmio é quem mais arrisca dessa distância, com média de 7,7, mas marcou apenas cinco gols assim. Os dados são do WhoScored.

Entre os jogadores do Atlético, quem tem melhor aproveitamento é Rossetto. Ele arriscou quatro finalizações de fora da área nos 12 jogos que disputou e marcou dois gols dessa distância. Já Hernani precisou de 26 chutes de fora da área para fazer um gol dessa forma.

Os jogadores do Atlético que mais arriscaram de fora da área são Nikão (1,3 por jogo), Hernani (1,1), Walter (1,1), Galhardo (0,8), Vinícius (0,8), Otávio (0,7) e Pablo (0,7). Dois desses jogadores já deixaram o clube: Walter foi para o Goiás e Vinícius, para o Náutico.

Contando as finalizações de todas as distâncias, o Atlético é o segundo time que menos arrisca, com média de 10,7 por jogo. O pior é o Figueirense, com apenas 9,6 finalizações por jogo. Contando apenas as finalizações certas de qualquer distância, o Atlético é o 15º do Brasileirão, com média de 4,0 por jogo. O pior é o América-MG, com 2,9.

GOLS DE FORA DA ÁREA
1º Botafogo……9
2º Santos……….9
3º Atlético-PR..7
4º Vitória……….7

FINALIZAÇÕES*
1º Grêmio……….14,5
2º Cruzeiro……..14,4
3º Palmeiras…….14,4
19º Atlético-PR..10,7

FINALIZAÇÕES CERTAS*
1º Palmeiras……..5,5
2º Grêmio………..4,9
3º Corinthians…..4,6
15º Atlético-PR…4,0

FINALIZAÇÕES DE FORA DA ÁREA*
1º Grêmio………..7,7
2º Vitória…………6,8
3º Cruzeiro………6,4
17º Atlético-PR..5,2

GOLS DE FORA DA ÁREA
1º Scarpa (Fluminense)….5
2º Marinho (Vitória)………4
3º Camilo (Botafogo)…….3
4º Zeca (Santos)……………3
*Média por jogo
Fonte: WhoScored