O estudantes do Movimento Ocupa Paraná marcaram uma assembleia para a próxima quarta-feira (26) a fim de decidir se desocupam temporiamente 145 escolas para garantir que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcado para 5 e 6 de novembro. “Nós do movimento Ocupa Paraná deixamos claro que já nos aproximamos de 800 escolas ocupadas e que não temos intenção alguma de prejudicar ninguém no ENEM, sabemos que os estudantes das 145 escolas não hesitariam em suspender temporariamente as ocupações para que a prova acontecesse. E com certeza essas escolas voltariam a ser ocupadas depois do Enem da mesma forma que tem acontecido com as escolas desocupadas por reintegrações de posse”, diz nota publicada no site do movimento.

A nota foi publicada após o Ministério da Educação anunciar, nesta quarta-feira (19), em Brasília, que os estudantes do Paraná, cujo ensalamento para o Enem é em uma das escolas invadidas, farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em data diferente da prevista, se as invasões não terminarem até o final deste mês. As provas serão em 5 e 6 de novembro, mas para estes alunos será marcada nova data até o final do ano.

Segundo o Ministério da Educação, dos 682 locais que vão realizar o Enem no Paraná, 145 estão ocupados por estudantes. No Estado, cerca de 400 mil alunos das redes pública e privada de ensino se inscreveram para o exame.
As ocupações de colégios no Estado têm preocupado a Secretaria de Estado da Educação, que há dias está em tratativas com o governo federal para solucionar a questão.


Não queremos que nossos estudantes sejam mais afetados do que já foram, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Os alunos já foram muito prejudicados, pois seja por ocupações ou pela paralisação dos professores, iniciada na segunda-feira, eles estão sem aulas e assim perdem conteúdos importantes às vésperas do Enem e dos vestibulares, disse a secretária.


As ocupações no Paraná começaram no dia 6 de outubro. Até ontem, segundo a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) eram 791 escolas 
ocupadas. Amanhã, os estudantes fazem uma assembleia estadual para debater o anúncio do Ministério da Educação.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) monitora a situação no Estado. Se as ocupações não encerrarem até 31 de outubro, novas datas serão definidas para aplicação das provas para estas escolas. Nas escolas sem ocupação, as provas serão realizadas normalmente, na data prevista.