SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quem saiu cedo de casa nesta quinta-feira (20) foi surpreendido por uma forte pancada de chuva. Durante uma hora e meia, os paulistanos tiveram que se proteger do temporal e enfrentar lentidão no transporte público, principalmente os usuários do Metrô paulista e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Apesar dessa chuva, no decorrer do dia o sol retorna e a temperatura se eleva, com previsão de máxima de 33°C. Como tem ocorrido nos últimos dias, entre o final da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria provocará pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento. Nas horas mais quentes, o índice de umidade do ar deve chegar a 40%.
A chuva começou por volta das 7h e deixou parte da cidade de São Paulo em estado de atenção, de acordo com CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A chuva atingiu com mais intensidade as zonas norte, leste, centro e marginal Tietê, que ficaram em atenção das 7h23 até as 8h10.
Os moradores da zona oeste também sofreram com a chuva. De acordo com o órgão, a região foi a que teve a maior precipitação (5,3 mm), seguido pelas zonas sul (3,6 mm) e norte (3,5 mm) -em média, choveu 3,4 mm na capital paulista. Michel Pantera, meteorologista do CGE, explica que a chuva passou rapidamente por São Paulo e se deslocou para as regiões de Guarulhos e Itaquaquecetuba.
Com a chuva, as linhas do Metrô e da CPTM circularam com velocidade reduzida e maior intervalo. Durante a chuva, a cidade não teve congestionamento acima da média. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), São Paulo registrou às 8h 78 km de morosidade -índice abaixo do limite máximo para o horário, que é de 80 km. O pico de lentidão foi registrado às 9h, quando a companhia registrou 10,1 km, também abaixo da média superior para o horário.
Pantera explica que a chuva na manhã desta quinta ocorreu em decorrência de áreas de instabilidades formadas na região de Sorocabana, no oeste do Estado, e as elevadas temperaturas durante a madrugada.
O tempo continua instável nesta sexta (21), com as temperaturas oscilando entre 19°C e 32°C. De acordo com os meteorologistas, as chuvas continuam a ocorrer na forma de pancadas concentradas entre o final da tarde e a noite, com pontos de maior intensidade, raios e rajadas de vento. Há diferenças entre as previsões de diferentes institutos por causa do número e da localização das estações meteorológicas usadas nas medições.