SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Horas depois de chocar boa parte dos americanos ao não dizer se reconhecerá o resultado das eleições de 8 de novembro, o republicano Donald Trump afirmou que aceitará o resultado das urnas desde que ele seja “claro”.
E disse ainda que se reservará o direito de ir à Justiça caso considere o desfecho “questionável”.
“Aceitarei um resultado claro das eleições, mas também me reservo o direito de apresentar queixas à Justiça no caso de um resultado questionável”, disse o candidato republicano nesta quinta (20), durante um ato eleitoral em Ohio.
No mesmo discurso, Trump disse que, sim, reconheceria o resultado -desde que ele fosse o ganhador.
“Quero prometer a todos os meus eleitores e apoiadores, e a todas as pessoas dos Estados Unidos, que aceitarei totalmente os resultados desta grandiosa e histórica eleição presidencial”, disse Trump, para então completar: “Se eu ganhar”.
Durante o terceiro e último debate presidencial, na noite desta quarta (19), Trump foi questionado pelo mediador se aceitaria o resultado das eleições, ao que respondeu que examinaria “o caso quando a hora chegar”. “Vou manter o suspense.”
A resposta provocou forte reação de sua rival, a democrata Hillary Clinton, que disse no debate que Trump estava “denegrindo a democracia” do país.
O republicano tem tentado emplacar a tese de que as eleições podem ser manipuladas, o que já levou o presidente Barack Obama a pedir que ele pare de reclamar.