Cerca de 60 profissionais que atuam com a educação especial e equipes de ensino da Secretaria de Estado da Educação e dos Núcleos Regionais de Educação estão reunidos nesta semana, em Curitiba, para debater e avaliar a oferta da educação na modalidade especial no Estado. O curso Avanços, avaliação e desafios da educação especial no Paraná, termina na sexta-feira (21).

O encontro tem como objetivo alinhar as metodologias de atendimento entre a Secretaria da Educação, Núcleos Regionais e municípios para a oferta do ensino especializado em todas as cidades paranaenses até 2018. Essa meta está presente no Plano Estadual de Educação e nas propostas estabelecidas pelo Governo do Estado. Estamos reunidos para diagnosticar os indicadores e estabelecer ações para atender toda a demanda do ensino especial no Paraná, disse Marisa Bispo Feitosa, chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria.

67 MIL ESTUDANTES

A rede estadual de ensino atende atualmente 67 mil estudantes com algum tipo de necessidade especial. A estimativa da Secretaria da Educação é que o número de matrículas na modalidade chegue a 72 mil no próximo ano. Daí a necessidade de avaliarmos os indicadores que temos hoje no Estado para garantirmos a qualidade do ensino especializado a esse público, ressaltou Marisa.

Dos 399 municípios do Paraná, apenas 16 não contam com o atendimento especializado ofertado pela rede estadual de ensino. A nossa meta é atender todos os municípios. Os núcleos vão fazer esse diagnóstico, junto com as secretarias municipais, para saber por que esses municípios ainda estão sem a educação especializada, explicou.

ACOMPANHAMENTO

O curso vai facilitar o trabalho desenvolvido pelas regionais junto com as secretarias municipais. Precisamos fazer um acompanhamento dos alunos que estão saindo da rede municipal e ingressando na estadual para atender suas necessidades da melhor maneira possível, disse Katia Martins Bilotti, representante da educação especial do Núcleo de Apucarana, no Vale do Ivaí.

As orientações do encontro serão repassadas às equipes dos núcleos de educação, aos professores que atuam no atendimento especializado nas escolas estaduais que ofertam a modalidade e às secretarias municipais de ensino. É preciso que todos entendam que o trabalho precisa ser unificado, planejado e integrado entre todas as instâncias envolvidas com a educação especial, disse Maurício Ângelo dos Santos, do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (Noroeste do Estado).

META

A formação faz parte do item três do programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria da Educação, que prevê a oferta de cursos para a formação continuada aos profissionais da educação aliados aos planos de ação da pasta. O curso tem duração de duração de 32 horas que serão somadas para avanço no plano de carreira desses profissionais.