O meia Fran Mérida surgiu como grande promessa no Barcelona no início dos anos 2000. Virou presença constante nas seleções espanholas de base, acumulando 46 jogos e 16 gols. Em 2005, aos 17 anos, foi comprado pelo Arsenal, da Inglaterra, por 2,7 milhões de libras (cerca de R$ 10 milhões).

Mérida, hoje com 26 anos, contou que o manager do clube inglês, o lendário Arsene Wenger, foi pessoalmente conversar com o jogador espanhol. Foi como um sonho, relatou o espanhol, em entrevista para a Yahoo Sports, lembrando do episódio.

O jogador não se firmou no Arsenal e passou a ser emprestado para outros clubes. Em 2013, após terminar seu contrato com o Hércules, da Espanha, ficou livre no mercado. Acabou contratado pelo Atlético Paranaense.

No clube brasileiro, Mérida disputou apenas 16 partidas (5 como titular), marcou um gol e fez uma assistência. Foram dez jogos em 2013 (Copa do Brasil e Brasileirão) e seis em 2014 (todos pela Libertadores).

Acabou deixando o Atlético no final do contrato e novamente ficou livre no mercado. Acertou com o Huesca, para jogar a segunda divisão da Espanha. Na temporada 2015/16, virou destaque da equipe, somando 39 jogos, 9 gols e 4 assistências. A equipe terminou em 12º lugar e vendeu Mérida por cerca de R$ 1,7 milhões ao Osasuna.

No novo clube, Mérida ainda não conquistou seu espaço. Atuou em quatro das oito rodadas. Foi titular em três e em apenas uma jogou nos 90 minutos. Conseguiu marcar um gol – foi na 1ª rodada. Agora, porém, o meia não apareceu na relação de jogadores nas duas últimas rodadas. Segundo o Diário de Navarra, da Espanha, Mérida perdeu o lugar por decisão técnica do treinador Enrique Martín. El entrenador de Osasuna, Enrique Martín, ha descartado por decisión técnica para el partido contra el Eibar en Ipurúa a Goran Causic, Fran Mérida, Juan Fuentes y Miguel Olavide, explicou o diário.

Mérida assinou contrato de quatro anos com o Osasuna, que agora está na vice-lanterna do Espanhol, com seis pontos em oito jogos.