O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, tem neste sábado (22) e domingo (23) atividades em Curitiba. É um verdadeiro super fim de semana em duas rodas do Outubro Rosa. Tem passeio ciclístico e motociclístico, ações variadas. Amanhã, logo cedo, motociclistas participam de um evento no Palácio Iguaçu.

A Polícia Militar do Paraná, o clube de motocilcistas HOG The One Curitiba Chapter Brasil e o Hospital Erasto Gaertner se unem com o mesmo objetivo: levar a toda sociedade paranaense a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e também arrecadar fundos para auxiliar os pacientes que sofrem dessa doença. A partir das 9h30, um passeio motociclístico, exposição de materiais e viaturas e distribuição de folders educativos sobre o tema serão parte das ações na Praça Nossa Senhora de Salete.

No domingo, também desde a manhã, Acontece o passeio ciclístico que começa às 9 horas, a partir do Palácio Iguaçu. Diversos órgãos ligados à segurança no trânsito se uniram para promover uma manhã de comemoração ao Dia das Crianças e também de conscientização sobre a saúde feminina e pela luta contra o câncer de mama.

Para participar não é necessário fazer inscrição, apenas ir até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, com uma bicicleta, revisada e com itens de segurança e, se possível, com uma camiseta branca ou rosa. O objetivo é lembrar as vítimas de acidentes de trânsito e reforçar a campanha do Outubro Rosa.

O circuito será pelas ciclofaixas e ciclovias, entre o Centro Cívico e o Passeio Público, com a largada e a chegada na Praça Nossa Senhora de Salete. Durante o evento os ciclistas poderão obter informações sobre segurança no trânsito, legislação e dicas de direção, além de orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 57.960 novos casos da doença em 2016.