ARTUR RODRIGUES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), cometeu uma gafe ao afirmar nesta sexta-feira (21) que vai doar seu primeiro salário para uma “associação de crianças defeituosas”.
O termo usado pelo tucano -“defeituosas”- não é empregado ao menos desde os anos 1980. O correto é “deficiente”. Doria se referia à AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência).
“Vou doar os 48 salários de prefeito. A primeira entidade que vai receber o meu salário é a AACD, associação para as crianças defeituosas, que é uma entidade respeitada que faz um excepcional trabalho na cidade de São Paulo.”
Durante a campanha, Doria gerou polêmica com deficientes ao cogitar extinguir a Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Ele recuou após receber críticas da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), sua correligionária, que é cadeirante. Ela considerou a ideia “um retrocesso” e disse que “de nenhum ângulo”, conseguia ver alguma vantagem na medida.
Ele também anunciou que criaria um novo programa de zeladoria, chamado “São Paulo, Cidade Linda”. “Vai ser um programa coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais e prefeitos e prefeitas regionais”, disse. “É um programa de embelezamento da cidade. Cuidar da cidade, dos jardins, das praças dos parques”.